quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Nova F800GS já nas concessionárias! Vai encarar?

For english version click HERE

Em julho do ano passado, já falávamos da chegada da nova F800GS. Quem quiser relembrar, segue o link AQUI
 


Pois quase um ano se passou para a "novidade" chegar da Europa nas terras tupiniquins, mostrando mais uma vez que embora o mercado brasileiro seja o quinto maior consumidor das motos da BMW e as concessionárias que mais vendem estejam aqui (sendo a primeiríssima colocada uma concessionária brasileira), não está em sua lista de prioridades... Como tudo tem lado bom, as mesmas já chegam mais do que testadas e re-testadas, tendo dado tempo, inclusive, para correção de eventual falha que porventura existisse.

Surpreendentemente – e se falando de Brasil é algo muito surpreendente mesmo – ela chega com valor IDÊNTCO ao da versão anterior. Exatos R$ 42.900,00 (quarenta e dois mil e novecentos reais). Valor bom? Sim para uma moto do porte frente as concorrentes (a Triumph com sua Tiger 800XC, quase sem concessionárias e sem esperanças de peças de reposição para o consumidor das “terras brasilis”, que abra o olho). Não se imaginarmos que é o mesmo valor de um sedã médio. Não se pensarmos que lá fora ela custa exatos 10.750,00 EUROS, o que se convertermos para nossa moeda, na cotação de hoje chega a uns “míseros” R$ 27.812,00, o que, aí sim, seria valor mais do que justo, pois comparável ao valor de um carro popular melhorzinho. 

Sim. É triste... Pagamos mais de 50% de impostos frouxo, ainda que ela venha em “CKD” para ser montada em Manaus pela Dafra. Esperança que baixe de preço? Esqueça! Ou se mude de país. 

Pulando essa questão “menor” de valores, vale o todo anteriormente comentado no post de julho do ano passado. Fora o “facelift” - ou plásticos, sem enrolar muito – nada que não se tenha dito, sobretudo quanto ao “ESA” e “ASC” (controle eletrônico de amortecimento e de tração, respectivamente). Mas calma lá! Não vá se empolgando, pois as motos apresentadas e no valor supra vem tão somente com o controle de tração, e já está bom demais. Melhor não falar muito alto porque, aparentemente, não era prá ser item “de série”. Assim, o controle de amortecimento (ESA), até parece que foi esquecido. Dizem as concessionárias que é item que pode ser solicitado. E se assim é, conte com pagar por baixo mais uns três mil, mais mão de obra para ter o componente na moto. 

E digo mais... Eu de minha parte, se for “só” isso, pagaria com gosto, pois, como já referi, só quem já andou numa moto com ESA sabe da diferença que essa “bobagenzinha” é capaz de fazer com a ciclística da moto quando bem regulado para o terreno pelo piloto. Algo quase impagável, capaz de levar a moto de uma condição esportiva – grudando firme nas curvas de alta – para uma condição completamente apta ao off road – subindo amortecedores e por conseqüência centro de gravidade, deixando o sistema mais macio, ainda que firme, etc. Enfim, uma sensível mudança que pode ser executada até mesmo com a moto rodando (o que não é o mais recomendável quando vai se mexer no ESA, sendo o melhor fazer isso com ela parada).  

Quanto as cores é aquele castanho esverdeado (ou seria verde acastanhado?) e o branco. Não pergunte onde está a azul da foto aí ao lado junto com a sua maior concorrente. A azul existe, mas ficou lá pela Europa mesmo. Afinal, o que brasileiro acha que é querendo exigir todas as cores? Só um dos maiores compradores de motos BMW... O que é só um detalhe.

Antes que aquele meu amigo lá que me manda sempre os melhores presentes de Minas pergunte, já respondo: NÃO! Os pneus não vem sem câmara de ar. Continuam com a “boa” e velha câmara, sob o pretexto de que é mais resistente ao off road. Bem que a BMW podia falar de uma vez que é por uma questão de custo. Eu, pelo menos, não me ofendo nunca com a verdade, por mais que doa. Assim, no caso de furo em pneu no meio do nada, esqueça a prática “minhoquinha” e parta prá desmontar – e depois remontar tudo de novo – toda tranqueira. Leve sempre as ferramentas para tanto, pois é o óbvio que as que vem com a moto não servem mais do que para apertar um ou outro parafuso. 

Mas enfie uma porrada de acessórios da Touratech, uma bolha alta que efetivamente proteja um pouco das intempéries (a original é tão pequena que só serve de enfeite quando muito) umas boas malas laterais e um "dry bag" que ela certamente fica linda de morrer e você - e quiçá meu amigo mineiro - vai até esquecer esses míseros detalhes do pneu e sua câmara ou do kit de ferramentas medíocre. Sem contar que é moto apta a lhe levar até o fim do mundo com segurança e conforto. Claro, com um galão de combustível extra, mas nada que ponha medo. 

Enfim... Quando comprar a sua, não esqueça do amigo aqui para um “test drive”! Porque a minha só compro daqui a um ano. Afinal, não gosto de filas. Pois que vai ter, vai. Ah, vai!

Até breve!


2 comentários:

  1. Se pelos menos a BMW aprender com a Honda que no Brasil moto trail precisa vir com pneus idem, e mantiver os pneus da primeira e última fotos (parecem ser Continental da linha TKC), já seria um ganho enorme.

    Perco pra qualquer XR300 que passe por mim na areia, é um saco, e mantenho os Pirelli Scorpion originais na minha torcendo que eles se acabem logo para justificar a troca com a patroa.

    ResponderExcluir
  2. Já comprei e não teve fila. O preço é bom para padrão nacional, pois ela oferece mais que a sua única concorrente. Acho que vale a pena!

    ResponderExcluir