quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Os 3 segundos fatais de "bobeira" em uma moto...

Quem me conhece sabe que, como todo bom brasileiro (feliz ou infelizmente) tenho também meus "chavões", sendo um de meus favoritos "Cadum, cadum"...

Pois é... Cada um, cada um, é certo, mas existem certas práticas sobre uma moto com as quais não concordo e nunca vou conseguir engolir. Entre elas está "viajar" (mentalmente falando) quando pilotando, e pior ainda, pilotando e escutando música com fones de ouvido principalmente no trânsito caótico das grandes cidades (se estiver mascando chiclete também, então estará como o diabo gosta...). São justamente sobre estes segundos de desatenção que vamos neste post falar. 



Isto me ocorreu ontem, quando na hora do "rush" de final de dia estava eu no corredor, a 60km/h. Por 3 segundos "viajei no patê", e fui para lá no meio dos andes, sonhando com um "cordero fueguino" e vinho "nacional" com a esposa e o filhote brincando na neve. Um carro à frente deu seta, e nesse instante vi o "motoboy" à frente (que obviamente ia muito mais rápido que eu) desviar de forma brusca. "Chamei" nos freios (ambos) e literalmente chutei a marcha para baixo (coisas de quem não tem ABS na moto), enfiando-me entre um carro e outro na fila à direita.

Logo pensei, aterrisando: "O que estou fazendo???"

Foram meus 3 segundos de bobeira, por sorte não fatais. 

Resolvi por alertar-lhes: bobeira em cima da moto? Podem ser os 3 segundos fatais, ou finais. 

Sua mãe já lhe dizia - ou seu pai - o quanto moto é perigoso. Tanto quanto uma arma, costumo dizer. É óbvio que armas não são perigosas! Perigosas são as pessoas, é você e é eu. Se você tem uma arma em casa, é evidente que não irá deixá-la sobre o criado mudo ou ali mantendo-a, não vai ao menos travá-la à cadeado (com uma corrente e a chave ao pescoço). Igualmente se tem além da arma criança em casa, não vai ficar exibindo seu "berro" ao infante, mostrando-a orgulhoso... Ou você é do tipo que sai mostrando suas partes íntimas na rua? Evidente que não, né? Então, se o faz, é minimamente estúpido ou tarado.  Em qualquer dos casos você deveria estar preso, para não ter contato com a sociedade dita "normal".São por causa destes estúpidos que crianças levam armas para as escolas, mostram o que o pai tem pro amiguinho e as tragédias acontecem. 

Com motos, carros, e outros veículos é a mesma coisa. Filho pequeno? Vai deixar a chave à vista e ao alcance? Prá quê? Para dar sorte ao azar e à oportunida? Está distraído? Vai pilotar? Prá quê? Para dar sorte ao azar e à oportunidade? 

Olhe pros lados... Quantos "animais" dirigindo e falando ao celular, outros até lendo ou completamente no mundo da lua, sem falar aqueles que compraram a carteira, somado aos "motoloucos" que lhe cortam a frente e deixam o trânsito ainda mais caótico aumentando a raiva dos motoristas (com absoluta razão eu diria) contra a espécie que se locomove sobre duas rodas estão lhe cercando por todos os lados? Vendo essa cena você acha que ainda assim tem direito a ter seus 3 minutos de bobeira? Lamento lhe informar que não. 

No trânsito você tem de cuidar de você (você está se sentindo bem? Está atento? Está confortável? Como está seu humor?), da sua moto (ela está se sentindo bem? Está respondendo a todos os comandos? O motor está com "o som correto"? Ela parece estar se sentindo "confortável" ou você sente que tem alguma coisa errada com ela?) e o que é mil vezes pior: dos outros.  E nessa última categoria entra toda espécie de animais, entre eles humanos (ou capivaras ao volante), quadrúpedes (carroças, cachorros perdidos, burros, etc.) e pássaros (gralhas ao celular, urubús, pipas e cerol, etc.).

Desculpe informar, mas você não tem o mínimo direito à bobeira. Os 3 segundos de bobeira em uma moto podem ser fatais e mudar sua vida - ou acabar com ela - para sempre. Então, deixe a bobeira para quando estiver na frente da TV, assistindo um daqueles seus DVD's de moto. No trânsito, na estrada e/ou sempre que você ligar o motor da moto, atenção máxima ao que você está fazendo é mandatório. 

Não limpe a arma carregada e use sempre o tal de filtro solar. 

Longa vida aos motociclistas de plantão!

Amém. 


Até mais!!!


Crédito das fotos:
1a. Fórum "Pequenas Notáveis"
2a. site "Novo Tempo"



Um comentário:

  1. Perfeito, sua matéria concientiza a quem lê e proporciona a que pratica uma longa vida sobre nossas motos.

    Carlão.

    ResponderExcluir