segunda-feira, 1 de março de 2021

Alugar uma moto vale a pena? Porque é tão "caro"?

Porque que o aluguel de uma moto custa QUATRO VEZES MAIS que de um carro?

Volta e meia quando algum cliente sem muitas condições financeiras ou conhecimento do mercado de aluguéis de motos nos contacta, questiona de imediato do porquê alugar uma moto sai muito mais caro do que alugar um carro... Hoje vamos esclarecer isto em definitivo para todos os que tem essa dúvida ainda!

 


De saída, há que se frisar que a conta feita pelos clientes mencionados em geral consiste em pegar o valor de um carro intermediário como um Hyundai HB20 Sedan e comparar com o valor de uma moto... Assim, imediata e inadvertidamente ele conclui que o valor do aluguel de uma BMW R1200GS Premium deveria ficar na faixa dos R$ 130,00 (cento e trinta reais) a R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), já que um carro que custe coisa de R$ 70.000,00 (setenta mil reais) como é o caso de uma R1200GS Premium, tem tal valor!

Aqui, já parte da primeira premissa errada, pois saibam que um carro para locadoras de moto em geral tem um desconto gigantesco, já que comprados em grande volume, geralmente o fazem diretamente da fábrica/montadora, chegando o valor por conta do desconto a ser 30% (trinta por cento) menor do que você, consumidor "normal", paga ao adquirir um veículo zero quilômetro. Assim, um carro de valor de mercado em R$ 70.000,00 (setenta mil reais) para o consumidor comum, acaba custando para a locadora de veículos aproximados R$ 49.000,00 (quarenta e nove mil reais). Vem pronto (i.e., não necessitam acessórios extras) e ao final de um ano ou de determinada quilometragem são vendidos usados não raro pelo mesmo valor que adquiridos (você já deve ter percebido que TODAS grandes locadoras de automóveis tem uma revenda de usados...). Há também um incentivo fiscal para compra do mesmo, sendo que o IPVA para locadoras de automóveis, por força de lei é a metade do que você paga em seu veículo! Sabia disso? Pois é... Seguro geralmente também não é problema, já que a frota é grande, e não raro as locadoras por deterem volume de caixa fazem o chamado "auto-seguro", ou seja, não tem seguro de seus veículos com seguradoras externas, contratando diretamente serviços de reparos ou assumindo a perda em caso de dano grande no seu veículo ou de terceiros.

Já para a locadora de uma moto, aquela motocicleta BMW que custa R$ 70.000,00 (setenta mil reais) acaba saindo na verdade por coisa de R$ 90.000,00 (noventa mil reais)! E lhe explico porquê desta triste matemática...

Uma moto sai da concessionária completamente "pelada" ao contrário do que ocorre com os carros. É exigência de qualquer cliente que uma big trail, por exemplo, possua protetor de motor, protetor de carenagem, top case e cases laterais, de preferência metálicos, impermeáveis e se possível com "inner bags" (sacolas próprias para bagagem que vão dentro dos cases). Se contar com tomada para carregar o celular e suporte para este, também será apreciado. Tudo isso, logicamente, custa dinheiro... E acredite, não é pouco! Um conjunto de cases metálicos e seus suportes chega facilmente entre R$ 12.000,00 (doze mil reais) e R$ 15.000,00 (quinze mil reais), enquanto um bom protetor de motor e carenagem passa facilmente dos R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) se realmente tiver qualidade! Junte-se a isso um bom seguro, que custa em torno de 10% do valor da moto, portanto cerca de R$ 7.000,00 (sete mil reais), geralmente com uma franquia cara, sem contar que é um risco que em geral nenhuma seguradora se dispõe a assumir. Ao final de um ou dois anos, quando a locadora vai vender a moto, em geral ninguém quer, ou, quando aceita o negócio, desvaloriza a mesma, pois, afinal, foi moto de locadora, não é mesmo? Como se por isso fosse mal cuidada, o que está longe de ser verdade, uma vez que os clientes de locadoras de motos são selecionados, ao contrário de clientes de locadoras de carros, já que mais em conta, e mais acessíveis a maioria dos condutores! 

Incentivo por parte das montadoras para as locadoras de moto? ZERO! Afinal, na cabeça delas, se você alugar vai perceber que não vale a pena manter uma moto de grande porte e portanto não compra! Isso nos foi dito de forma bem clara e direta em reunião há muitos anos atrás pelo Diretor de uma grande e conhecida marca PREMIUM de motos, que por questões de ética não citaremos. Este entendimento é válido até hoje, e não tem razão para mudar. 

Nem vamos entrar na questão da manutenção, das revisões e outras, pois você que pilota moto já sabe o preço de um conjunto de pneus de uma moto de grande porte ou de uma revisão se comparado com a de um carro, não é mesmo?

O interessante é que essa assertiva se repete em qualquer lugar do mundo, seja no Brasil - onde se contam nos dedos de uma mão o número de locadoras de motos - seja na Europa ou nos Estados Unidos. 

Para analisarmos o exemplo dos Estados Unidos que citamos, na nossa empresa parceira, a Premium Rentals & Tours LLC, você consegue alugar uma BMW R1200GS Premium por cerca de USD 200.00 (duzentos dólares) com suas taxas e seguro, o que convertendo significaria cerca de R$ 1.140,00 (mil, cento e quarenta reais) na data de hoje, enquanto escrevemos esta matéria (01/03/2021). Já para alugar um carro como o Chevrolet Cruze (que nos EUA, pasme, é tido como um carro "popular"), você pagaria coisa de USD 50.00 (cinquenta dólares) com suas taxas e seguro, o que convertendo significaria cerca de R$ 285,00 (duzentos e oitenta e cinco reais). Ou seja, da mesma forma que acontece em solo brasileiro, o custo para a locação de um automóvel em terras gringas acaba sendo igualmente 1/4 (um quarto) do valor que uma moto de valor bastante semelhante (aparentemente, conforme lhe explicamos acima).

Por essas e outras que o mercado de locações de motos é tão restrito, ainda mais no Brasil, onde o cliente tem o hábito de comparar tudo de forma generalizada, sobretudo comparar preços, sem se dar conta de que precisaria analisar não só o "preço" estampado, mas o VALOR que há embutido em um negócio que venha a fazer. E VALOR é sabidamente diferente de preço...

Mas...

Se você entende de VALOR, seja nos Estados Unidos seja no Brasil, quando quiser realmente alugar uma MOTO, saberá que não estará alugando um simples carro! E que portanto justifica-se o VALOR maior a pagar. 


Afinal, rodar de moto por novas estradas é coisa que não tem "preço"! 

Para todo resto... Bom! Aí existem os carros, não é mesmo?

Abraços e nos vemos nas estradas!

Flávio Diehl 

A&K Motorcycle Rentals

Aluguel de motos no Estado de São Paulo; no Rio Grande do Sul e nos Estados Unidos

www.aekmotos.com.br

DESDE 2012 ALUGANDO EXCLUSIVAMENTE MOTOS E REALIZANDO 

TOURS PELOS ESTADOS UNIDOS!


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário