segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Mendoza, Bariloche, Buenos Aires - Um passeio bem legal!

Muita gente me pergunta sobre roteiros e dicas, querendo informações sobre bons trajetos para os lados do Mercosul. E quando se fala em Mercosul, não dá para deixar de fora Bariloche e Mendoza, entre outros destinos, logicamente!



De todas as dicas que sempre dou para viajantes de moto, além da revisão da moto, sair com pneus novos, etc., etc. e etc., é traçar um roteiro antes de iniciar a viagem. Tem muito motociclista "malvadão" que é contra isso, que prefere ir "para onde o vento levar", no melhor estilo "easy rider". Certo? Errado? Não discuto... Até porque quem for nesse estilo nem lerá este post, considerando tudo uma grande bobagem, já que o verdadeiro espírito para estes está em subir na moto e rodar... Pena não estarmos neste patamar e termos responsabilidades, inclusive de horários, períodos, dias de férias/folga.

Um roteiro relativamente rápido (apressadinhos fazem em 7 dias, mas recomendo 14 dias) e com bastante coisa para se ver é o de Porto Alegre/Santa Fé/Mendonza/Bariloche/Santa Rosa/Buenos Aires/Colônia del Sacramento/Porto Alegre. 

Seguem algumas dicas sobre o trajeto em si...

O trecho de Porto Alegre a Uruguaiana é relativamente rápido, com pista simples. São pouco mais de 600km até lá, mas há pouco trânsito a partir de São Gabriel. Dormir em Uruguaiana antes de atravessar a fronteira é uma boa dica! 

Aproveite para comer um feijão com arroz, pois é a última vez que você terá esta oportunidade nos próximos dias... Na Argentina não se acha esse prato ímpar, e pode ter certeza que você vai sentir saudades! Ao acordar tenha um bom café da manhã, aproveitando sobretudo as frutas e pães, algo que também fará bastante falta nos próximos dias. Por melhor que seja o hotel que venha a ficar, nada se comparará ao desjejum de qualquer hotelzinho do Brasil. Sim! Nesse ponto ainda somos bons. Na Argentina ou Uruguai não conte com nada muito diferente de croissants ("media luna") e com muita boa vontade do hotel uma "espremida de naranja" (suco de laranja). 

Ao cruzar a fronteira, um grande problema... Você entrou na Argentina e estará na província/departamento de "Entre Rios", lugar com a polícia mais corrupta que já vi em toda a América do Sul. É difícil passar por lá sem a mesma inventar alguma "infração" que você teoricamente tenha cometido, exigindo pagamento no ato e em dinheiro (algo no mínimo esquisito) da multa para liberar. A primeira coisa que farão é dar de mão na sua carteira de motorista, e não vão lhe devolver até você pagar a dita multa, que, estranhamente, SEMPRE pode ser negociada. Estranho, não? E nem adianta argumentar! 9 entre 10 motociclistas que conheço foram parados e "multados" na região de entre Rios. 

O pior de tudo é que praticamente NÃO HÁ outro trajeto a fazer, SALVO pegar o "buque bus" via Colônia del Sacramento, que é o trajeto a se fazer na volta. Eu como não gosto de ir e voltar pelo mesmo caminho, recomendo você "abrir a mão" e desestressar, aproveitando a viagem... Uma dica que pode funcionar com a polícia de Entre Rios é você já chegar chegando, com um sorriso no rosto como se os conhecesse, levar umas camisetas de brinde, bonés e coisas do tipo. Pode colar. Ou não...

Passado o perrengue em Entre Rios, vá dormir em Santa Fé ou Rosário e de lá cedinho no dia seguinte pode tocar até Mendoza se tiver disposição. Vai ser uma perna comprida, mas valerá a pena, pois em Mendoza terás bons hotéis e bastante cordialidade por parte do povo. 

Em Mendoza vale perder um par de dias. No seguinte, programe uma ida às vinícolas. Você tanto pode ir sozinho em sua moto quanto - a opção mais recomendável - contratar alguma agência de viagens locais para um Tour. É melhor, pois há almoço e degustação de vinhos. E não é pouco vinho, o que não recomenda a pilotagem posterior. 

Aproveite a tardinha e noite do retorno para ir até a rua "Paseo Sarmiento", onde se come um ótimo "lomo de chorizo" (bife de filé mignon) em um dos inúmeros restaurantes dali. Se tiver tempo, não deixe de conhecer o "Cerro de La Gloria" e o "Parque General San Martin".

Se não tiver muita pressa, ou melhor, mais dias para o roteiro, sua próxima parada é Malargue. Cidadezinha prá lá de acolhedora, ao lado de Las Leñas, onde mesmo em época que não há neve vale a visita rápida, pela interessante estradinha que lhe leva até lá. Quem gosta e está com moto apta ao off road pode se surpreender com as estradinhas vicinais do entorno. Claro, nada recomendável ir sozinho, pois há muitas pedras e a região é bastante deserta. Um tombo ali pode não ser nada bom!Procure pelo "El Quincho de Maria" à noite, com boas comidinhas de boteco.

No dia seguinte rume para Bariloche. Ali, muita coisa para ver na região. Faça o "Circuito Chico" de moto mesmo, subindo em um ou dos cerros, como o "Campanário" de onde se tem uma excelente vista de toda região. Neste circuito, pare nos mirantes para boas fotos. À noite, imperdível o "Cordero Fueguino". Mas atenção, pois existem muitos restaurantes que cobram caro e não são lá essas coisas! Entre e observe as mesas, as porções servidas, o menu, etc., antes de se decidir por onde ficar. Bariloche é em geral uma cidade bem cara, pelo que o ideal é você pesquisar um pouco antes de ir "se atirando" em qualquer coisa que lhe encha os olhos, pois nem todos restaurantes bonitos são bons. Alguns são só bonitos. 

Bariloche também vale uns dois dias, e uma visita a San Martin de Los Andes também é uma excelente pedida. Aqui, de novo, quem tem alguma aptidão com o off road, recomendadíssimo ir via Ruta 40, passando por dentro do Parque Nahuel Huapi. Estrada de terra em quase todo trajeto. Nada que não dê para se fazer até com uma pesada custom, mas vai sofrer bem mais, não tenha dúvidas! 


Em San Martin de Los Andes, procure por uma sorveteria na beira do Rio. Tem um sorvete de babar, assim como excelente café ou mesmo uma das inúmeras tortas para quem tem mais fome. 

De Bariloche, já de retorno, a dica é seguir até Choele Choel, cidadezinha sem graça mas para o pernoite o suficiente. Você pode ficar atraído em seguir até Bahia Blanca e ali pernoitar. Como é uma cidade portuária e de mais movimento, não recomendo. Preços maiores e a segurança ali não é lá essas coisas. Se parar a sua moto na rua, ao contrário de Choele Choel (muito mais pacífica), nada está a garantir que ali ela estará no dia seguinte. 

E de Choele Choel acorde cedo (nem vale ficar para a "media luna" e o café, coisa que você pode comer no primeiro posto ao abastecer a moto) e siga até Buenos Aires, onde vale também perder um par de dias. 

Na cidade de Buenos Aires quase obrigatório ir até o bairro "Caminito" e ali experimentar algum "estofado de polo" (tipo de canja de galinha), bem acessível e muito bom. À noite vá ao Puerto Madero para mais um último "lomo de chorizo". "Siga La Vaca" é restaurante que costumava ser um bom lugar para esta pedida. Como o tempo passa rápido, podem ter surgido outras opções melhores, já que o "Siga" estava se tornando bastante dispendioso e as porções diminuindo cada vez mais. Ande no Puerto Madero e procure boas opções. A região é relativamente segura mesmo à noite. Um olho aberto, claro, nunca faz mal. 

Dali no dia seguinte bem cedo pegue o Buque Bus para atravessar até Colônia del Sacramento, cidadezinha muito agradável. Se tiver tempo, um pernoite não faz mal. Se não tiver, um café em um dos inúmeros existentes e toque até Montevideo ou com mais disposição até Punta del Este. 

E dali quase na A&K Motorcycle Rentals novamente. Pode aproveitar os Free Shops no Chuí para comprar perfumes ou bebidas, sendo o que está valendo mais a pena ultimamente. Pesquise. E tente à noite uma boa pizza Uruguaia! 

Para quem tem mais tempo a dica é vir pela região de "Treinta y Tres", com estradas muito bonitas, passando por cânions, pradarias e várias fazendas. Por aqui também o trânsito é bem mais tranquilo, mas não vale a pena voltar rápido. Dê uma de uruguaio e separe um tempinho para um pique-nique embaixo de algumas árvores à beira da estrada, uma tradição deles. Venha devagar até Aceguá e dali via Bagé até chegar de retorno. 

De tudo, a melhor dica sempre é: 

Nunca deixe de viajar o quanto antes, sobretudo de moto! Lembrando que "amanhã" pode ser muito tarde...



E você? Já programou sua viagem? 

Até breve!



Crédito das fotos: 
Google maps
Arquivo A&K Motorcycle Rentals


Tour de moto pelo Mercosul e exterior, como Route 66, Portugal e diversos outros destinos. 
Consulte-nos também para aluguel de motos pelo e-mail aek@aekmotos.com
 



Um comentário:

  1. Excelente post. Uma dica apenas, na ida, em vez de entrar na Argentina por Uruguaiana/Paso de los Libres, sugiro entrar no Uruguai em Quaraí/Artigas, descer até Salto e fazer a fronteira com a Argentina neste ponto até Concórdia. Seguir até a Ruta 14 (uma das problemáticas de Entrerios) seguir ã Esquerda (direção sul) na Ruta 14 por aproximadamente 26 km e pegar a Ruta 18 e seguir por ela até Paraná/Santa Fé. Desta forma reduz-se bastante o risco do incômodo com os honestos policiais argentinos. Tenho experiência de já ter utilizado esta rota 3 vezes sem nunca ter sido incomodado. Além de termos uma visão de uma região bem interessante do Uruguai, e da cidade de Salto, um balneário muito simpático.

    ResponderExcluir