segunda-feira, 2 de julho de 2012

Nova F800GS e "F650GS" (leia-se F700GS)

Quando escrevi em maio deste ano sobre a Triumph Tiger, disse que a BMW teria de suar a camisa para manter a liderança da F800GS. Lembram? 


Tudo indica que o grupo bávaro fez o dever de casa. 

E bem, só para variar!


É assim que a BMW gosta de olhar sempre a concorrência. "Por cima do ombro", do tipo, "vai vir ou tá difícil?". 

Tento com todas minhas forças gostar um pouco menos da BMW, achar defeitos para ela (fora o preço, lógico, que faz com que eu odeie de morte a "mazela brasileira" chamada impostos extorsivos), mas confesso que cada dia isso se torna mais difícil, ainda mais quando vem com essas novidades. E olhem que sou o primeiro a idolatrar "velharias", como uma "boa" R80GS.

Mas ESA numa F800GS?

Fala sério!!!!!

Quem já andou numa BMW com ESA, sabe que o sisteminha é "o que há". Alguns dizem ser bobagem, modernidade demais, mais um item para estragar., coisa que serve só para encarecer mais ainda a moto e justificar a diferença de preço que deverá apresentar para o modelo anterior da F800GS... Eu, porém, que já tive uma R1200GS Adventure com ESA, não posso ficar quieto e tenho de relatar que  se andar numa Adventure é como viajar de boeing em céu de brigadeiro, pilotar uma F800GS com um ESA sem dúvida alguma deve ser como estar num jatinho executivo. Particular, é óbvio! Sendo que a aeromoça é você quem escolhe e, se você quiser, vai agarradinha na sua garupa! Eu já tenho a minha, claro, que não troco (esposa, não moto!!! A moto eu troco!!!)...

E a alemoada não pára por aí!

Nunca parece bom o bastante!!! Reclamações quanto a altura da moto? Tá bom! Tome banco baixo e um kit de fábrica, prá quem quiser, para rebaixar a suspensão. Lembrando que o conjunto ESA pode "levantar" mais a moto ou abaixá-la (embora não seja essa a função do sistema e nem deva ser utilizado com tal finalidade).

"Tá bom prá tu, mano?" (fico imaginando um alemão daqueles "batata" falando isso...)

Que nada!

Dá-lhe controle de tração! Tão de brincadeira... Só pode!!!

Acabou? 

Na, na, ni, na, não!!!

Ainda tem a F700GS (ex F650GS), uma "G650GS twin". Que claro, não deve vir prá cá pelas vias normais. Mas se você pedir, a concessionária traz prá você. Mais uma opção. Só prá variar (e bota variar nisso!!!). Provavelmente ainda mais baixa que a F800GS "rebaixada", prá baixinho nenhum botar defeito ou "se sentir diminuído", com o perdão do trocadilho infame. Nos "altos" de meus pouco mais do que 170cm de altura, com muito orgulho, eu que o diga a diferença que essa opção a mais pode significar...
Palmas para a BMW, de novo e de novo. Hei, baixinhos aí do fundo da platéia!!! Vale ficar em pé para aplaudir ou até subir na cadeira, viu? A BMW finalmente nos enxergou! Louros e mais louros...

Vá lá que o desempenho não deve ter mudado praticamente nada (embora um controle de tração e ajuste de suspensão eletrônico mude sensivelmente MUITO mais coisa do que sua vã filosofia imagine!) e que mais se vê "por fora" alterações em plásticos e cores (será que vai vir só no "verde exército" ou isso seria champagne? E a cor azul? Será que vai ser "azul-acho-que-cheguei-no-céu"? Como será que vão chamar tal cor?), aliás estes reduzidos como tem de ser numa boa "big trail", mas que tô sentindo que haverá de um lado choro e ranger de dentes enquanto do outro lado aplausos incontidos, disso eu já não tenho muitas dúvidas...

E daí, Triumph? Sentiu a "pressão"? 


Se tinha, agora não tenho mais dúvidas: tá aí minha próxima(s) moto (s). 

E você? Vai encarar???
  

3 comentários:

  1. Amigo, sabe dizer se a F800GS vem com ESA e controle de tração para o Brasil? Já liguei para várias concessionárias e a informação que recebi é divergente (até mesmo entre vendedores da mesma concessionária).

    Estou decidindo se compro a 2012 ou espero a 2013. Geralmente o modelo do ano seguinte chega a concessionária em que mês?

    Parabéns pelo fórum! Muito informativo!

    Bons Kms,

    Juca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Juca... Ultimamente a BMW lança lá e logo em seguida aqui (leia-se, alguns meses depois), pois nosso mercado é ótimo (bastante gente com dinheiro, àvidas por lançamentos). Estas estarão à venda lá fora em setembro agora, o que significa que já por março do ano que vem devem estar por aqui. Logicamente, haverá "queima de estoque" das F800GS 2012 antes disso (agora em novembro, por aí), o que pode ser boa oportunidade para quem quer comprar uma F800GS. Até mesmo porque, com toda essa nova tecnologia, certamente vamos ter de pagar em torno de uns R$ 5.000,00 a mais pelo ESA. Lá fora uma F800GS com os impostos fica em torno de 7500 euros (seriam R$ 18.500,00 mais ou menos por aqui... E não ria! Isso não é uma piada. É triste mesmo...), e acredito que o ESA não deva passar de mais uns 700 euros (R$ 1750,00). Como a gente é um país "podre de rico" e pode pagar tudo sem choro, sem vela e nem desconto, em vista que a moto custa quase 2,5 vezes mais aqui, pode contar os R$ 5.000,00 o que vai levar o modelo novo para uns 47 a 48 mil reais. Coloque frete e emplacamento e arredonde para R$ 50.000,00. Claro, mera especulação minha, nada de concreto.

      Excluir