terça-feira, 27 de março de 2012

Motos inéditas! BMW R1300GS? Triumph Tiger 2012? BMW G650GS Sertão? "Novos" (???) lançamentos em breve!

Já estão chegando...

A R1300GS (ou outro nome que derem), provavelmente para final do ano, início do próximo. No Brasil, alguns meses (ou quase ano) depois, de certo.

De minha parte, aguardo ansioso a G650GS Sertão! Pelo que andei bisbilhotando, chegará em maio às concessionárias BMW. O que, diga-se de passagem, acho verdadeiro absurdo. Absurdo porque na Europa a Sertão já está no mercado desde o ano passado. Mas, peraí! A Sertão não é feita aqui no Brasil, como uma homenagem ao nosso sertão, ao Rally dos Sertões?

Sim, mas e daí?

Daí que estamos na Terra Brasilis... Não vai de longa data, porém, que a coisa era pior, e que não os últimos, mas só "o que sobrou" vinha para cá. Prática que a Honda ainda insiste com a Transalp (só chegou no Brasil no seu último suspiro) e outros grupos como o JToledo fazem questão de esquecer que existem atualizações, insistindo, por exemplo, na DL-VStrom 650 "pelada", quando lá fora à muito já tem inclusive ABS.

Ainda assim, antes era uma "luta" para comprar! Quem não lembra das BMW F800GS? Ou das 650 Twins? Quando aqui aportaram, custavam mais de 45 mil a 650 twin e a F então, era prá coisa de mais de 50 mil!!! Isso sim era triste! Conclusão que você comprava uma R1200GS usada pelo valor de uma 800 nova. E claro, sem tirar o mérito da 800, a R1200GS é muito mais moto, dependendo, é claro, do seu biotipo, tipo de tocada que quer impor, terreno que vai transitar, etc. Começaram a montar no Brasil, abaixo de críticas de ser BMDafra, mas está aí, firme e forte e, o principal, mais em conta.

Aí você pergunta de quem é a "culpa", e a tendência de atribuí-la a BMW do Brasil é enorme! Mas, será que é assim mesmo?

Não vou sair defendendo empresa alguma, mas é fato que para uma empresa estrangeira é muito mais negócio mandar dinheiro para fora do Brasil primeiro, fortalecendo a própria indústria estrangeira, do que deixar tudo por aqui já de saída.

Papai Noel não existe. Coloque-se no lugar. Imagine que você está lá no exterior, ganhando uma boa grana, mas morando "de favor" ou de aluguel. Você vai colocar toda a sua grana na reforma do imóvel do seu senhorio ou vai mandar o dinheiro pra família reformar/aumentar ou construir sua casa? Ou então mesmo que seja aqui e você está construindo sua casa... Quem irá privilegiar? O locador ou injetar grana para garantir seu próprio e futuro imóvel?

Alemão privilegia alemão. De minha parte não estranho nada - empresarialmente falando - que na Europa e outros lugares já tenham a Sertão e aqui não. Mas que vou morrer achando um absurdo, isso eu vou.

Enquanto alguns dormem em cima das palhas, já tem importador independente trazendo desde Triumph Tiger 2012 à Ducatis e congêneres.


Hoje em dia não há mais consumidor bobo. Nem sendo brasileiro. Estamos parando de aceitar contas coloridas e espelhinhos em troca de ouro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário