domingo, 11 de julho de 2021

Oatman, Route 66 - Histórias inacreditáveis de luta, riquezas e pioneirismo

Oatman "Ghost Town" é uma cidadezinha perdida no meio do nada, mais precisamente junto às chamadas "Montanhas Negras" na região de Mohave, no Estado do Arizona, Estados Unidos.

Era apenas um pequena região de mineração, até que em 1915 dois mineiradores descobriram um filão avaliado em 10 milhões de dólares, o que fez com que a cidade crescesse para uma população de mais de 3500 pessoas, o que para a época e para o lugar, era de uma lotação inacreditável! 

O lugar recebeu este nome como uma homenagem a Olive Oatman, uma jovem de Illinois que fora capturada e escravizada por índios da tribo Tolkepayans, durante a viagem da família desbravando o chamado "faroeste" (ou oeste longínquo) lugar pioneiramente nos anos de 1851. A mesma foi depois vendida para a tribo Mohave, que adotaram ela e a tatuaram segundo os costumes da tribo. Foi liberta em 1856 no Fort Yuma. Para o resto de toda a vida ficou marcada como a primeira mulher tatuada por índios. Muito porém do que realmente aconteceu com a menina durante o tempo que esteve junto aos índios permanece até a atualidade como um verdadeiro mistério, assim como misteriosa você perceberá que é a cidade de Oatman, ora parecendo possuir uma atmosfera leve como pluma e no momento seguinte mais pesada do que o ouro que de lá se extraiu. Não raro um misto de sentimentos tomará conta de você no lugar... Em um momento você se imagina morando lá e no momento seguinte sente uma angústia enorme, querendo literalmente fugir do local.



O certo é que em 1863 a cidade de Oatman foi criada, quando nas Montanhas Negras o prospector Johnny Moss descobriu ouro no local e na sequência foi dado ao lugarejo o nome de Oatman em homenagem a menina cuja história era bastante conhecida e difundida. Porém o "boom" da corrida do ouro do lugar só chegou meio século depois, entre 1915 e 1917, quando a cidade se transformou em uma típica cidade da corrida do ouro, ou uma "boomtown" (cidade explosiva, que cresce do nada!), durante a próxima década sendo um dos lugares de mineração que produziram a maior quantidade de ouro do oeste americano. 

Em 1921 grande parte da cidade foi consumida por um grande incêndio, destruindo a maioria dos prédios,
com excessão do Hotel Oatman, que atualmente é a construção original mais antiga de dois pisos feita de adobe na região de Mohave, sendo considerado um marco histórico. A sua maior atração é o quarto onde passaram as núpcias o ator Clark Gable com sua então noiva Carole Lombard, onde se diz que passaram as núpcias em 1939, depois de terem casado em Kingman, no Arizona (cidade que também sempre visitamos em nossos Tours pela Route 66). 

Até 1941 se estima que o equivalente a cerca de 703 milhões de dólares foi extraído em ouro, quando então a produção foi parada uma vez que se necessitava primordialmente a mineração e extração de outros metais, em especial o ferro, para produção de armamentos e veículos para a grande Segunda Guerra Mundial. Na mesma época a cidade foi completamente abandonada, se transformando em uma cidade fantasma... Mas por volta dos anos 60, por conta da Route 66, foi novamente "redescoberta", recomeçando a reconstrução e a restauração da mesma como era antigamente. Ao contrário de Calico Ghost Town, felizmente Oatman não ficou por tanto tempo esquecida!

Algumas atrações imperdíveis em Oatman são o museu de motocicletas, em um dos últimos prédios no sentido de quem sobe a rua, no lado direito, o Hotel com suas milhares de notas de um dólar fixadas nas paredes e os burricos, que são os descendentes dos que trabalhavam arduamente nas minas de ouro, hoje em dia apenas desfrutando o local e mendigando alguma comida dos visitantes, os quais se divertem comprando os saquinhos pardos de "burro food" e oferecendo aos mansos animaizinhos. 

Enfim, mais um lugar imperdível que está sempre em nossos Tours Route 66, desde o mais em conta, o Black Friday, até o Route 66 Full. Escolha a sua data, entre em contato conosco, e venha conhecer toda a história do melhor da Mother Road e do Faroeste! 



Nos vemos em breve!!!



Informações sobre nossos Tours, consulte pelo Celular/WhatsApp (13) 99151-1711 ou e-mail aek@aekmotos.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário