quarta-feira, 29 de maio de 2013

Seguro de moto. Ter ou não ter? Eis a questão!

Por esses dias pensei em fazer seguro ao menos de uma de minhas motos. Ao menos "contra" (o certo seria em favor de) terceiros... Ou comprar uma moto nova e fazer seguro desta! Perguntei a amigo meu do ramo quanto daria, e quase caí prá trás quando ele me apresentou o valor do prêmio em 20% do valor da moto que eu desejava!

Claro, eu estava atrás de uma superesportiva, não tanto visada, mas tão rápida e tecnológica que só de olhar para ela já daria vontade de segurá-la, em todos os sentidos. Qualquer quedinha boba com a mesma significaria milhares de reais para conserto. Por fim, acabei desistindo de adquirir a moto. Além de ser um bem que no momento eu não precisava - e não poderia manter - bateu forte a questão do seguro. Não me imaginava parando uma moto daquelas em uma avenida deserta qualquer, prá ir só ali e voltar à comprar pão. E olhem que não estou em São Paulo ou Rio de Janeiro, onde o furto desse tipo de motocicleta é bem mais frequente. Trocando para bom português, não me imaginava SEM seguro de tal moto. 

Já tive moto de tudo quanto foi jeito, segurada ou não. Quando comecei minha vida de motociclista - morava no Rio de Janeiro - me sugeriram fazer seguro. E rápido. Segundo a fonte, ainda que eu tivesse uma réles Shadow 600 usadinha, era visada pelos meliantes. E quem quer perder o que adquiriu com tanto sacrifício? 

De lá, voltei ao Rio Grande do Sul, e novamente, por um tempo, fiz seguro. Depois meio que desisti do mesmo para motos. Uma porque minhas motos agora são bem rodadas (e com isso muito menos visadas) e duas porque, quando retornei, o preço do seguro ainda era muito elevado para as mesmas, e como eu passei a rodar pouco, calculei não valeria a pena. O custo benefício era reduzidíssimo. 

E até hoje ficou a questão: ter ou não ter seguro de moto? 

Tudo muito relativo, onde cada caso é um caso, cada situação é uma situação.

Se você roda muito, costuma "abandonar" a moto em qualquer lugar, não tem muita experiência de pilotagem com o tipo de moto que comprou (tipo, passou de customs para uma big trail gigante), viaja bastante, mora em uma cidade em que a moto que tem é muito visada pela bandidagem, então você já tem a resposta: como é que não fez ainda? Por outro lado se a moto passa "encostada" na garagem criando limo, você tem filho pequeno, faz uma viagem por ano com ela e olhem lá, mora no interior onde nem sabem o que é roubo de veículo, é um expert na pilotagem desta sua moto, também já tem a resposta: vai fazer seguro porquê? 

Enfim...

Coloque uma coisa na sua cabeça de uma vez por todas. Prá nada na vida existe resposta única. Só você consegue encontrar a sua própria resposta e nem sempre ela é igual prá você do que para seu vizinho, seu amigo. O que vale para você não vale para ele, e vice-versa. Até mesmo porque, quando cotar o seu seguro vai descobrir uma tal de "perfil", pelo que nem o que ele pagou pelo seguro dele será o mesmo que você pagará pelo seu, ainda que as suas motos sejam idênticas. De tudo, tenha apenas coerência na hora de decidir, e saiba que toda decisão pode ser para sempre ou, no mínimo, significar a diferença entre a tranquilidade futura ou uma grande dor de cabeça permanente.


Isso o mais maravilhoso da vida! Poder decidir!!! Quer coisa melhor? 

E você? Vai fazer seguro de sua moto ou não?

Até breve!  


Crédito das fotos: 
1 e 2 - google images
3 - site http://notassobremotos.wordpress.com/

2 comentários:

  1. ...Boa tarde!
    Eu, como sou possuidor de uma XT 660 R, optei por fazer um seguroa e, nem tão barato assim.
    Grande abraço. Ótimo feriado.Ótimo texto.
    Bons ventos. Nunca laterais.

    ResponderExcluir
  2. Excelentemente publicação, muitas pessoas ainda pensa que o preço do produto tem de ser o mesmo para todos...parabecns ADV..

    ResponderExcluir