segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pilotando na chuva - Dicas de segurança e conforto

Segunda-feira. Ou qualquer outro dia da semana... Você acorda às 6h da manhã, se espreguiça, ouve aquele barulinho característico, lembra que é mais um dia de pilotagem/viagem/trabalho e olha para rua, sem querer acreditar muito no que vê depois de um belo dia de sol.

Lá fora a chuva cai impaciente, incessante. Fica mais difícil levantar da cama e você começa a pensar em vestir todo conjunto de capa, com todo aquele ritual característico: primeiro calça, depois botas, casaco, balaclava, capacete. Isso quando não lhe faltam botas impermeáveis e você tem de recorrer ao boa e velha sacola plástica de supermercado, dando graças por ainda existirem. 

Aqueles que tem carro, já pensam duas vezes, e em muitas delas optam por este último, relegando a moto ao esquecimento, ao menos enquanto a chuva continuar.

Outros, sem muita opção ou apenas verdadeiros amantes das duas rodas, não pensam duas vezes, e saltam da cama no anseio de "pilotar por sobre as águas". Afinal, como disse outro, "Motoqueiro não toma banho de chuva. Motoqueiro lava a alma!".

Mas será que é só isso? É só colocar a capa, sair na chuva e pronto? Há maiores riscos ou não em pilotar na chuva? Existem cuidados e técnicas específicas para enfrentar as tormentas. 

Sim. 

A primeira coisa que você tem de ter em mente quando enfrenta a chuva de moto é que, infelizmente, a maioria dos motoristas não consideram que está chovendo e, ou não abaixam a velocidade ou até aumentam a mesma. Sim! Há louco para tudo nesse mundo! Considere ainda que para caminhões, a chuva não faz muita diferença em termos de visibilidade, pelo que, não raro, tais motoristas andam até mais rápido que nos dias de sol. Isso porque lá de cima da cabine, os "sprays" dos pneus dos automóveis não atinge o párabrisa, pelo que a visibilidade para eles é muito melhor. Claro que o desrespeito e a falta de noção é a única justificativa para fazê-los aumentar a velocidade...

Outros pontos que você deve levar em consideração - além da imbecilidade de alguns motoristas que aumentam a velocidade do veículo em dias de chuva - é que invariavelmente a distância de frenagem de quaquer destes aumenta consideravelmente, seja ele dotado de ABS ou não. E isso inclui sua moto... Nem vamos entrar na questão da pilotagem sobre paralelepípedos, quando você tem de considerar que vai percorrer três vezes a distância normal até parar completamente. Nesse ponto, quando pilotando na chuva, tentar ensinar que a velocidade deve sempre ser diminuída nos dias de chuva é literalmente "chover no molhado", com o perdão do trocadilho.

Adicionalmente, existe sim aquaplanagem em motos, ainda que esta seja diretamente proporcional à largura do pneu. Quanto mais fino for, menor a probabilidade de aquaplanagem e, quanto mais largo, maior a probabilidade. Esta também uma das razões pelas quais em dias de chuva você deve manter seu pneu o mais cheio possível. Já tive experiência ruim de sentir a moto "dançando" na estrada em dias chuvosos. Parei no primeiro posto, calibrei em 37psi's (pneus esportivos, sem câmara) e a moto mudou da água para o vinho, permitindo rodar de forma muito mais segura, com os pneus grudados ao solo. 

Lembre-se ainda que a água pode "atacar" pastilhas de freio e disco. Estas só funcionam bem secas... Quando encharcadas, podem levar maior tempo para freiar, tendo de secar antes... Daí que uma boa técnica é volta e meia secá-las, dando pequenas "beliscadas" no freio dianteiro e traseiro (nada a ponto de frear a moto!!!) quando a chuva é demais. Igual problema, agravado, existe nos freios à tambor. Se voc~e passar por dentro dágua ou a chuva estiver muito forte, lembre-se de volta e meia secar o sistema, acionando de leve o freio de tempo em tempo. Isso lhe garantirá uma freagem mais segura quando você necessitar do freio. 

No mais, procure se manter o mais confortável possível sobre a moto e fundamentalmente seco! Irritação e pilotagem não combinam! Se você teve de encarar a chuva, faça isso numa boa, sem estresse. Tenha sempre um bom conjunto de chuva. Se encontrar macacões de chuva, são a melhor dica para a tormenta. Ainda que um pouco mais difíceis de se vestir, mostram-se mais práticos e fundamentalmente mais impermeáveis (quando de boa qualidade) que a roupa "duas peças".É a minha indicação para quem viaja de moto ou a usa no dia-a-dia, sem medo de chuva...


Finalmente, lembre-se: moto, no seu caso, pode ser uma escolha, um estilo de vida... É o que você quer!

Para mim, o melhor dia para se andar de moto é todo dia! Esteja chovendo ou não, faça frio ou faça calor. Não troco a moto pelo carro, e pode chover canivete!!! Loucura? Talvez... Já concluí que todo motociclista é um pouco louco mesmo.

Afinal, o bom motociclista/motoqueiro/motocicleiro não toma banho de chuva. Lava a alma! Não é assim?

E você? Tem lavado a sua alma? Vale a pena...

Até breve!!!


Crédito das fotos:
1a. - blog Vivendo Porto Alegre - http://www.blog-vivendo-porto-alegre.info/
2a. - blog do Luna - http://blogdoluna.blogspot.com.br/
3a. -

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