quinta-feira, 8 de julho de 2010

Quanto vale a sua moto?

Por gostar muito de motos (bem mais do que poderia ser considerado normal), tenho três (ainda que uma não funcione há dois anos e ainda está em litígio judicial contra concessionária por conta de diversas falhas mecânicas) e participo de número maior de grupos e fóruns de discussão na Internet acerca de motos.

Inegavelmente, tenho fortes razões para preferir as big-trails, ainda que não possa considerar ter a altura devida para conduzi-las. Por sorte, tamanho nunca assustou. Para mim, as big-trails são sinônimo de capacidade de carga, conforto, possibilidade de enfrentar estradas diversas (seja de asfalto, terra, rípio ou outras) sem qualquer problema e segurança. Enfim, perfeitas para viajar mundo afora. Particularmente, não vejo outra razão para possuir uma moto senão viajar. Mantê-las para pequenos trajetos ou só por satisfação, não é economicamente racional, além de que me soa igual a comprar um avião e ficar só sobrevoando em volta da pista de pouso.

Listas e fóruns de discussão dizem a que vieram: para gerar discussões.

Em uma destas, eis que surge a velha xorumela de qual moto é melhor, qual vale mais, etc. e tal. Nenhuma novidade.
Custo versus oportunidade? Utilização versus estilo? Cilindrada alta? O que tem mais valor, afinal? Qual moto devo comprar, questiona outro. Quanto vale uma moto? Quanto vale a sua moto?
O valor de uma moto, na maioria das vezes, não pode ser expresso em reais. Provavelmente, possa ser expresso em satisfação.
Neste ínterim, já tive motos custom e, para mim, valeram a metade do que paguei. Já tive motos de turismo esportivas (sport touring) e, para mim, valeram o preço que paguei. Já tive a infelicidade de possuir uma moto que se dizia big-trail e esta, não valeu sequer um décimo do preço pago. Naked, que valia um pouquinho (bem pouco) menos do que pague. E uma velha trail, de 1987, com miseras 250 cilindradas, que para mim vale umas dez vezes mais do que paguei!

Acabamos a discussão aplaudindo-nos mutuamente, pois quando se fala de moto buscando se saber qual a melhor, é quase impossível encontrar unanimidade. Até mesmo porque toda unanimidade é burra.

E a sua moto, é a que vale mais.




*as fotos deste post foram retiradas do fórum de discussão advrider ( http://www.advrider.com/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário