Desde seu lançamento, a BMW R Nine T, tem causado alvoroço, por ser algo totalmente fora dos padrões da BMW, enquanto num estilo completamente "retrô" ou remetendo as motos "café racer".
Com efeito, o próprio vídeo institucional de lançamento da moto já remete a uma idéia mais "bicho grilo", algo mais livre de preocupações com aparências, regras sociais ou estigmas, deixando claro que você pode fazer como você quiser: dormir ao relento, acender uma fogueira, usar um capacete aberto, e o melhor, modificar completamente a sua moto, dando-lhe personalidade, deixando-a com a sua cara, o seu jeito de ser.
Aos fatos: a grande verdade é que a R Nine T utiliza o bom e velho motor boxer refrigerado à ar e, no geral, sistemas mais "simples" (e uns diriam mais confiáveis) do que ocorre nas restante da linha R. Por contar com suspensões invertidas na frente (e não o telelever), passa um pouco mais de "dureza" em sua condução pois não, não é uma big trail e vai longe disso!
Claro, o que não quer dizer que, como na personalização abaixo, você não possa calçá-la com pneus próprios para um off road. Porque não? É uma moto completamente personalizável, aceita (quase) tudo.
E acredito que justamente aí está o ponto mais legal dela! Você pode tanto deixá-la original para ir ao trabalho e chamar atenção por onde passa, ou personalizá-la desde rodas a pneus, banco, suporte de placa, piscas, pintura, paralamas, bolha, guidom, espelhos, etc. e chamar MUITA a atenção por onde passa, se for esse a sua intenção. Fazer isso numa R1200GS daria? Sim... Mas provavelmente ficaria horroroso e de gosto duvidoso, enquanto na R Nine T, você terá uma verdadeira obra de arte.
Mas e quanto a pilotagem da moto? É boa? Quais suas características? Vale a pena comprar uma moto dessas afinal?
Esse tipo de pergunta talvez outra pessoa pudesse melhor responder, porque eu simplesmente gosto de pilotar a maioria das motos, fora algumas customs pesadas demais para nossas estradas. Fico imaginando cruzar os andes, com os morros ao lado da "ruta", só com uma mochila às costas, sem muita tralha para carregar. Isto porque colocar carga para esta moto carregar, pode beirar o crime, já que qualquer coisas vai fazer com que a beleza da moto seja escondida. É uma moto, sem dúvida, para ser customizada, apreciada.
Por essa razão, aos que procuram uma moto para viagem, salvo se farão curtos trajetos e/ou não tem compromissos maiores com excesso de bagagem e sabem viajar leve, não é a moto mais indicada. Em verdade, a melhor indicação dela é ser uma segunda moto, ou moto para o dia-a-dia. O mundo ideal do meu ponto de vista? Você ter uma R1200GS ou mesmo F800GS para longas viagens e esta R Nine T para ir ao trabalho, visitar a namorada ou passear com a esposa no final de semana e outras bandas do tipo.
Para o dia-a-dia, não há arrependimento. Remetendo às raízes da BMW, mais precisamente à BMW R 32 de
1923, a R Nine T tem um motor de 110 cv's e torque máximo de 12,17 mkgf, mais do que suficiente para fazer bonito na cidade ou estrada. Retomadas rápidas e arrancadas potentes, não são problema para ela. Mas cuidado com a manete, pois se bobear vai estar a mais de 200km/h em poucos segundos!
No mais, são 18 litros no tanque e 222kg de peso, mas que, montados num centro de gravidade baixo e banco igualmente próximo ao solo (785mm), fazem com que manobrá-la até mesmo no trânsito pesado seja tarefa fácil, o que pode levar a sua namorada ou esposa - que não dá pé na sua R1200GS Adventure - a roubar esta moto para um passeio pela redondeza.
O preço? R$ 61.500,00. Caro? Talvez sim, talvez não. Tudo depende do quanto você valoriza a exclusividade.
Fale mal ou fale bem da BMW R Nine T. Mas nunca diga que ela não tem personalidade. Porque isso, ela tem de sobra. Pois, afinal, poderá ter a sua personalidade.
E você? Já experimentou a R Nine T?
Até breve!!!
Crédito das fotos:
Google images
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