terça-feira, 12 de agosto de 2014

Diferenças - técnicas - entre a R1200GS Premium e a R1200GS Adventure

Na hora de comprar, ainda mais agora com a nacionalização das R1200GS como já apontamos no POST ANTERIOR, muita gente pode ficar na dúvida sobre qual moto encarar: uma R1200GS Premium ou uma R1200Gs Adventure? Vale pagar a diferença a mais de R$ 9.000,00 pedida na Adventure?



Como sempre digo, tudo depende da utilização que se quer dar para a moto e do "perfil" do piloto...

É para viagens? Para o dia-a-dia? Só finais de semanas? Longas aventuras? Muita estrada de chão ou não? Qual a estatura do piloto? Tem força suficiente para levantar do chão uma Adventure?

Além disso, há que se ver quanto se quer gastar em cima da moto, pois os R$ 9.000,00 de diferença entre a Adventure e a Premium nunca são bem R$ 9.000,00 e sim menos, num máximo de uns R$ 5.000,00 quando muito.

Como assim? 

Bom... De saída considere o protetor de motor. Esqueça ter uma moto de 70 mil reais sem um bom protetor de motor! É franca loucura! Qualquer queda boba no mínimo lhe amassa a tampa do cabeçote, e aí já se vão uns bons vários mil reais na substituição da peça. Isso se o dano se restringir a tão somente isto! 

Acontece que um protetor de motor que se preze para a R1200GS, não lhe sairá por menos de R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00, isso sem falar que tal protetor não vai proteger as carenagens laterais, como acontece na Adventure. Pronto! Seus R$ 69.900,00 já estão em R$ 72.900,00. E nem vamos começar com a questão de tanque maior, bolha mais alta e/ou seus spoilers laterais dentre outros itens, porque aí já arredondamos as contas.

Claro, os faróis de milha da Adventure também são um show - e um bom preço! - à parte,compensando muito se o problema for só de valor, optar pela Adventure em detrimento da R1200GS Premium.

No mais, ambas com rodas raiadas (o que para quem vai pensar em longas viagens é sempre o mais indicado já que, na pior das hipóteses se desamassa a roda, enquanto uma de liga, como na versão Sport quebra e acabou a viagem!); um curso de suspensão 2 centímetros mais alto na Adventure; banco 4 centímetros mais alto (e um pouco mais confortável) na Adventure; 22kg mais gordinha a Adventure e são 10 litros a mais no tanque dessa.


Ambas, na verdade, são motos "Premium", com ESA, ESC, ABS, farol de led, etc, devendo vir muito provavelmente também com keyless e shift assistant nas próximas ano 2015 (ambas "novas" tecnologias um espetáculo à parte!). Por isso a promoção, o bônus de entregar para quem compra agora o roll bag BMW mais adesivos na moto da edição promocional "Trophy" e protetor de motor (que tenho deva ser o protetor de CÁRTER maior, não o protetor de motor, simplesmente porque é item que JÁ ESTÁ na R1200GS Adventure!), tornando-as motos exclusivas de edição limitada (ainda que somente adesivadas, não pintadas), o que sempre dá um "up" na hora de revender, garantindo valor de mercado e um negócio normalmente mais rápido e tranquilo pela diferenciação/exclusividade.  

O grande diferencial, como ocorre na F800GS standard x F800GS Adventure, está no porte e altura do banco. Uma Premium, com banco baixo, pode atender até um pequeno piloto de pouco mais de 160cm de altura, pois seu banco baixo fica em míseros 82cm de altura do solo, sendo que ainda há opção de rebaixar a mesma mais uns 2 ou 3 centímetros na suspensão, o que leva a grande R1200GS à altura de uma CG 125... Já a R1200Gs Adventure não é das mais adaptadas a pilotos menores, sendo seu banco baixo a 86cm do solo e, do nosso ponto de vista, mexer na suspensão da Adventure é verdadeiro crime, porque tira muito da característica da mesma de aventureira.


R1200GS Adventure ou Premium, ambas são motos imbatíveis. Não é uma dúvida cruel ter de decidir. É sim, puro prazer!

E você? Vai de Premium ou Adventure?

Até breve!!!


Crédito das fotos: 
Google images


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