Volta e meia me sinto ludibriado. E garanto que um monte de gente comigo também.
Isso porque você vai na concessionária, compra uma moto por valor "x" (e o x é bastante caro!) e na semana seguinte - ou às vezes até no dia seguinte - pimba! Lhe chega por e-mail um anúncio dando conta de que a moto que você acabou de comprar caiu sensivelmente de preço, e agora custa 10%, 15% menos do que você pagou.
Você esbraveja, tem ganas de ligar prá concessionária e perguntar se eles acham que você é trouxa - porque, afinal, lhe venderam a moto por tal preço quando poderiam ter lhe feito aquele outro - exige seu dinheiro de volta, diz que vai devolver a moto, ameaça-os de processo, quer lhes jogar à cara o Código de Defesa do Consumidor (que depois, mais calmo, você se dá conta não haver uma linha que diga que o vendedor não pode baixar seu preço quando bem entender), enfim, só falta tocar fogo na moto na frente da loja como ato insandescido de protesto. Que, diga-se de passagem, não vai ter efeito algum, porque, ainda que você pense de forma contrária, você não tem razão alguma. Deveria, isso sim, ficar feliz...
- Como??? Estás louco? Pirou de vez, né? - agora você grita xingando-me...
Digamos que você não teve a (in)felicidade de comrpar uma moto nova. Digamos que a sua já é usada. Pouco rodada, vá lá, não chegou nem a revisão dos 10.000km, porque não faz nem um ano que tirou a moto... Assim, a notícia não lhe abala tanto.
Será?
Errado.
Se as novas caem de preço, a sua usada então, vão para o chinelo. Aliás, vai para baixo do chinelo! A moto que você comprou por dezenas de milhares de reais, agora, de um dia para o outro vale dezenas de milhares a menos. Você entra no "moto.com" e parece que os proprietários estão querendo se livrar à qualquer preço das suas máquinas! Indignado, novamente, você tem vontade de ligar para um por um e oferecer "dérreau" pela moto dele. Afinal de contas, ele já está torrando-a mesmo! Não está nem aí se vai ofender, porque o valor que ele pede para a moto é ofensivo para você que tem uma igual e, sim, já estava pensando em vendê-la para trocar por um modelo mais novo, ainda mais agora que cairam tanto de preço... Só não quer, é claro, entregá-la por tão pouco que é o que está na tabela Fipe, sendo que é melhor pensar em apenas 90% daquele valor se quiser vender rápido para pegar a "promoção" da zero km.
Bem ou mal, mais cedo ou mais tarde, você acaba se dando conta que todos estamos no mesmo barco, e que, a concorrência de preços é invariavelmente prá lá de saudável. E que quanto mais barato as motos ficarem, melhor para todo mundo no médio/longo prazo!
Seja Triumph Tiger, Suzuki V-Strom, Yamaha Super Ténéré, BMW R1200GS LC ou F800GS, entre outras, todas cairam radicalemente de preço, e agora estão muito mais em conta. Tudo fruto da saudável concorrência e da imutável "lei do mercado", que agora finalmente parece comecar a se aplicar em "terra brazilis".
Lembrando que ainda tem bastante espaço para cair mais, e o que hoje parece "barato", será caro amanhã. Claro, não é por isso que você vai ficar esperando para comprar a sua indefinidamente, já que vai cair de preço. O que você deve sempre fazer é pedir um descontinho a mais, ou colocar aquele acessório que você tanto quer por um preço melhor ou mesmo "de brinde". Porque não? Você quer comprar, o vendedor quer vender. Você tem a grana na mão, o vendedor precisa desta sua grana para "sobreviver" neste mercado insano. Se ele não vende, quebra, e aí é que entra a sua capacidade de negociação. Simples assim, lei de mercado. É uma assertiva da qual você sempre deve lembrar quando negocia uma moto...
E você, no fim das contas, sai ganhando ou perdendo?
Como sempre digo, tudo depende de como você vê o copo. Se meio cheio, ou meio vazio...
De minha parte, hoje em dia, prefiro ver sempre meu copo meio cheio.
Nunca se perde, quando no fim se ganha.
E você? Como prefere ver seu copo?
Até breve!!!
Crédito das fotos:
Google images
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