Mais uma grande discussão sobre motos novas/lançamentos versus motos antigas surgiu entre amigos. Comprar o último lançamento, a tecnologia de ponta ou continuar com a boa e velha confiável de sempre?
De minha parte sempre defendo as "velharias", muitas vezes em detrimento das mais novas. E assim é meio que com tudo em minha vida...
Claro que não sou daqueles que usam frigideiras sem cabo ou que tem na estante da sala um videocassete (ou deveria dizer VHS Player?) só porque ainda funcionam ou tem alguma utilidade. Mas confesso que para mim é um tanto difícil me "desapegar" do que é bom. Desapego, já diz lá no dicionário, é falta de afeição, desinteresse. E olha que essa palavra anda muito na moda ultimamente, como se fosse lei que todos devessem se desapegar de tudo, se desinteressar. Sendo que quando falo tudo, é tudo mesmo... Sobretudo, que é o tema aqui, da moto que lhe acompanha de longa data.
Por outro lado, se não fosse para ter uma "top de linha", talvez na garagem coubessem tranquilamente mais de uma, como ocorre com muitos afortunados que conheço, que não duas rodadinhas possuem, mas três ou até mais.
Ora, uma moto boa, top de linha, por exemplo uma BMW R1200GS LC ou S1000RR zero, não acaba custando menos de R$ 70.000,00/R$ 75.000,00 (setenta a setenta e cinco mil reais) ou mais, dependendo do modelo. Joga mais cases ou alforges, um equipamentozinho aqui, outro ali, emplacamento, etc., e no mole vc beira os R$ 80.000,00...
Peraí!!! Com essa grana toda você pode tranquilamente comprar:
- uma R1150 GS Adventure 2003 (com ABS, aproximadamente R$ 30.000,00);
- uma XT660R (aproximadamente R$ 16.000,00);
- uma CG Tital KS 2010 (aproximadamente R$ 5.000,00);
E MAIS
- uma YZF R6 2006 (aproximadamente R$ 29.000,00).
Cacetada... Você entendeu? Eu estou falando em ter TODAS essas quatro motos pelo preço de uma! Não estou dizendo em ter uma moto só, mas um total de quatro na garagem pra vc escolher qual estilo quer!!!!
Preste bastante atenção! Vc acabou de colocar na garagem uma moto para rodar o mundo inteiro sem preocupação com autonomia, conforto, capacidade de carga, etc.; mais uma moto prá pegar tranquilamente estradas de terra, rípio, etc. numa viagem mais curta; mais uma moto pro seu dia-a-dia e ainda levou outra prá "deitar o cabelo", curtindo a velocidade com uma das melhores motos "speed" já fabricadas, estilosa e com pinta moderna que não fica nem um pouco atrás das atuais "jáspions"....
Aí vc vai dizer:
- "Ah, mas tem o IPVA de 4 motos daí, tem a manutenção de 4 motos, troca de óleo, filtros, etc e tal... É mais caro manter!"
E eu, antigamente, na minha delicadeza singular, lhe responderia:
"DEIXA DE SER QUADRÚPEDE, SUA MULA NARIGUDA!!!".
Kkkkkkkkkkkkkkkkk! Brincadeira de mau gosto. Ironia sem cabimento. Foi mal essa! Desculpem, por favor...
Aos poucos vou me livrando desse ser ignorante de outrora.
Os anos, aos poucos, estão me fazendo bem... Então vou lhes explicar porque não é mais caro:
Manutenção, troca de óleo, filtros, você faz por QUILOMETRAGEM! Não é por "antiguidade"...
Você pode ter 4 motos, mas não tem 4 bundas, com o perdão da expressão. Então não vai poder andar nas 4 ao mesmo tempo, não vai fazer mais quilometragem revezando 4 motos que faria em uma só, compreende?
Para cada 4 manutenções que vc fizesse na R1200GS LC, vc faria 1 na YZF 6 R, se andasse tanto nessa quanto nas suas outras 3.
E as manutenções das "mais rodadinhas" são infinitamente mais em conta do que da top de linha. Sabe porque?
1º - coisas mais "sérias", como trocar discos de embreagem, você faz no mecânico "da esquina", não na
concessionária... Perdeu a garantia a tempos. Quem quer concessionária?
2º - como não são ponta de tecnologia e são máquinas do tempo em que se fazia mecânica (e não só análise por computador para ver que peça trocar...), você não precisa desmontar meia moto para trocar discos, abrir parte do motor, etc. Com isso, o custo é infinitamente menor;
2º - você compra e entrega as peças de troca (filtros, pastilhas de freio, etc.) ao mecânico, e isso é infinitamente mais barato do que as peças BMW. PAra sua YZF 6 R você compra um excelente filtro importando K&N por 1/4 do preço de um filtro "original" BMW, que não tem nada de especial fora o logo impresso. Muito provavelmente é tão bom (ou ruim) quanto um K&N, Fran, etc.;
3º - revisões "simples", como troca de óleo e filtro, de relação, velas, etc., se vc tiver o mínimo de disposição, um espaço na garagem ou junto ao meio fio de uma rua menos movimentada na pior da pior hipótese, uma hora no final de semana e duas chaves de boca, faz você mesmo..;
4º - se precisar de peças originais, para tais motos não é tão complicado e nem tão caro conseguir. Jogo com você que um CDI da Yamaha é infinitamente mais barato do que um de BMW. Se é que a GS atual tem CDI;
5º - Como dizem alguns, o que não tem, não estraga... A R1150GS Adventure, por exemplo, não tem ESA, não tem ASC, não tem computador de bordo, não tem... Enfim! Não tem. Não estraga.
Em termos de IPVA este é em torno de 3% do valor de tabela (use a da FIPE) da moto! Não é por número de motos...
Se uma moto tem preço de tabela R$ 80.000,00 (como a R1200GS LC), o valor é R$ 2.400,00 aproximadamente.
Se uma moto tem preço de tabela R$ 16.000,00 (como a XT 660 R do nosso exemplo), o valor é R$ 480,00 aproximadamente.
Em síntese, o IPVA da XT 660R é 1/5 do valor da R1200GS LC. Simples assim. No fim das contas, de IPVA para 4 motos você vai pagar EXATAMENTE o mesmo valor do que para 1 R1200GS LC.
Entendeu?
Ah....
Mas você PRECISA de uma moto ZERO km! Tem de ser o último tipo! Tem de ser a R1200GS LC Adventure que vai chegar agora, no início do ano que vem mais tardar! E, por outro lado, não precisa de 4 motos! Só UMA! Só uma R1200GS LC!!! Ok, ok, ok! A relação que eu fiz supra foi só para você perceber quanto dinheiro estará enfiando em cima de UMA moto, e não de QUATRO.
Se você pode manter, ok! Ótimo! Vai em frente!
Eu não estou dizendo para não comprar, ou que isso é loucura, etc. Cada um sabe - ou ao menos DEVERIA saber - o tamanho do seu bolso. A única coisa que estou dizendo, é que se você pode comprar, pode ter, tem que poder manter! Não fique, pelo amor de Deus!, depois reclamando que a manutenção é cara, que a concessionária lhe arranca o couro e que é tudo um bando de ladrões, que o IPVA é os tubos, etc.
Comprar uma moto maior que o bolso, que não se pode manter, é pura soberba.
E a soberba, é severa. Soberba é tão e somente singela arrogância.
Pense nisso... Enquanto eu digo:
Até breve!!!
Crédito das fotos:
google images
Ora, uma moto boa, top de linha, por exemplo uma BMW R1200GS LC ou S1000RR zero, não acaba custando menos de R$ 70.000,00/R$ 75.000,00 (setenta a setenta e cinco mil reais) ou mais, dependendo do modelo. Joga mais cases ou alforges, um equipamentozinho aqui, outro ali, emplacamento, etc., e no mole vc beira os R$ 80.000,00...
Peraí!!! Com essa grana toda você pode tranquilamente comprar:
- uma R1150 GS Adventure 2003 (com ABS, aproximadamente R$ 30.000,00);
- uma XT660R (aproximadamente R$ 16.000,00);
- uma CG Tital KS 2010 (aproximadamente R$ 5.000,00);
E MAIS
- uma YZF R6 2006 (aproximadamente R$ 29.000,00).
Cacetada... Você entendeu? Eu estou falando em ter TODAS essas quatro motos pelo preço de uma! Não estou dizendo em ter uma moto só, mas um total de quatro na garagem pra vc escolher qual estilo quer!!!!
Preste bastante atenção! Vc acabou de colocar na garagem uma moto para rodar o mundo inteiro sem preocupação com autonomia, conforto, capacidade de carga, etc.; mais uma moto prá pegar tranquilamente estradas de terra, rípio, etc. numa viagem mais curta; mais uma moto pro seu dia-a-dia e ainda levou outra prá "deitar o cabelo", curtindo a velocidade com uma das melhores motos "speed" já fabricadas, estilosa e com pinta moderna que não fica nem um pouco atrás das atuais "jáspions"....
Aí vc vai dizer:
- "Ah, mas tem o IPVA de 4 motos daí, tem a manutenção de 4 motos, troca de óleo, filtros, etc e tal... É mais caro manter!"
E eu, antigamente, na minha delicadeza singular, lhe responderia:
"DEIXA DE SER QUADRÚPEDE, SUA MULA NARIGUDA!!!".
Kkkkkkkkkkkkkkkkk! Brincadeira de mau gosto. Ironia sem cabimento. Foi mal essa! Desculpem, por favor...
Aos poucos vou me livrando desse ser ignorante de outrora.
Os anos, aos poucos, estão me fazendo bem... Então vou lhes explicar porque não é mais caro:
Manutenção, troca de óleo, filtros, você faz por QUILOMETRAGEM! Não é por "antiguidade"...
Você pode ter 4 motos, mas não tem 4 bundas, com o perdão da expressão. Então não vai poder andar nas 4 ao mesmo tempo, não vai fazer mais quilometragem revezando 4 motos que faria em uma só, compreende?
Para cada 4 manutenções que vc fizesse na R1200GS LC, vc faria 1 na YZF 6 R, se andasse tanto nessa quanto nas suas outras 3.
E as manutenções das "mais rodadinhas" são infinitamente mais em conta do que da top de linha. Sabe porque?
1º - coisas mais "sérias", como trocar discos de embreagem, você faz no mecânico "da esquina", não na
concessionária... Perdeu a garantia a tempos. Quem quer concessionária?
2º - como não são ponta de tecnologia e são máquinas do tempo em que se fazia mecânica (e não só análise por computador para ver que peça trocar...), você não precisa desmontar meia moto para trocar discos, abrir parte do motor, etc. Com isso, o custo é infinitamente menor;
2º - você compra e entrega as peças de troca (filtros, pastilhas de freio, etc.) ao mecânico, e isso é infinitamente mais barato do que as peças BMW. PAra sua YZF 6 R você compra um excelente filtro importando K&N por 1/4 do preço de um filtro "original" BMW, que não tem nada de especial fora o logo impresso. Muito provavelmente é tão bom (ou ruim) quanto um K&N, Fran, etc.;
3º - revisões "simples", como troca de óleo e filtro, de relação, velas, etc., se vc tiver o mínimo de disposição, um espaço na garagem ou junto ao meio fio de uma rua menos movimentada na pior da pior hipótese, uma hora no final de semana e duas chaves de boca, faz você mesmo..;
4º - se precisar de peças originais, para tais motos não é tão complicado e nem tão caro conseguir. Jogo com você que um CDI da Yamaha é infinitamente mais barato do que um de BMW. Se é que a GS atual tem CDI;
5º - Como dizem alguns, o que não tem, não estraga... A R1150GS Adventure, por exemplo, não tem ESA, não tem ASC, não tem computador de bordo, não tem... Enfim! Não tem. Não estraga.
Em termos de IPVA este é em torno de 3% do valor de tabela (use a da FIPE) da moto! Não é por número de motos...
Se uma moto tem preço de tabela R$ 80.000,00 (como a R1200GS LC), o valor é R$ 2.400,00 aproximadamente.
Se uma moto tem preço de tabela R$ 16.000,00 (como a XT 660 R do nosso exemplo), o valor é R$ 480,00 aproximadamente.
Em síntese, o IPVA da XT 660R é 1/5 do valor da R1200GS LC. Simples assim. No fim das contas, de IPVA para 4 motos você vai pagar EXATAMENTE o mesmo valor do que para 1 R1200GS LC.
Entendeu?
Ah....
Mas você PRECISA de uma moto ZERO km! Tem de ser o último tipo! Tem de ser a R1200GS LC Adventure que vai chegar agora, no início do ano que vem mais tardar! E, por outro lado, não precisa de 4 motos! Só UMA! Só uma R1200GS LC!!! Ok, ok, ok! A relação que eu fiz supra foi só para você perceber quanto dinheiro estará enfiando em cima de UMA moto, e não de QUATRO.
Se você pode manter, ok! Ótimo! Vai em frente!
Eu não estou dizendo para não comprar, ou que isso é loucura, etc. Cada um sabe - ou ao menos DEVERIA saber - o tamanho do seu bolso. A única coisa que estou dizendo, é que se você pode comprar, pode ter, tem que poder manter! Não fique, pelo amor de Deus!, depois reclamando que a manutenção é cara, que a concessionária lhe arranca o couro e que é tudo um bando de ladrões, que o IPVA é os tubos, etc.
Comprar uma moto maior que o bolso, que não se pode manter, é pura soberba.
E a soberba, é severa. Soberba é tão e somente singela arrogância.
Pense nisso... Enquanto eu digo:
Até breve!!!
Crédito das fotos:
google images
Saudações.
ResponderExcluirDissestes tudo.
Pode confundir também: soberba com status.
Significado de STATUS: "É comprar o que Vc. não quer, com uma dinheiro que Vc. não tem, para mostrar a quem Vc. não gosta, uma pessoa que Vc. não é."
Periodicamente leio teus posts e esse, certamente, foi um dos melhores.
ResponderExcluirParabéns pela lucidez.
Muito bom o texto.
ResponderExcluirAcredito que o maior problema está no custo de motocicletas e carros no Brasil. É inviável comprar veículos novos. Costumo dizer que só compra um veículo novo quem tem dinheiro sobrando, ou quem não tem nada. Quem não tem se endivida em prestações a peeeerrrdddeerrrrrr de vista. Eu, como como estou mais para "quem não tem dinheiro" uso somente máquinas antigas, pelo valor, e por que gosto das velhinhas.
Interessante! Só acho injusto o Seguro Obrigatório que é bem maior do que o de carros, sendo que o valor para motos é o mesmo para todas elas, independente do preço da moto ou cilindrada. Pode ser maior até que o ipva.
ResponderExcluirMax; A alegação do governo é que acidentes com motos oneram bem mais o Estado, por conta de que normalmente mais graves... Se procede ou não, são outros quinhentos! Que é caro demais, isso é fato.
ExcluirMas e não é que tem um texto bom isso...kkkkk abraço meu amigo.
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