Há poucas milhas de Amboy está o pouquíssimo conhecido, mesmo de quem frequenta a Route 66 com mais habitualidade, Road Runner`s Retreat, outrora famoso ponto de parada na Mother Road. Talvez o aspecto decadente e o fato de ter virado um local fantasma, faça com que aos poucos seja tristemente esquecido...
Onde antes funcionava um posto de combustível e um ótimo restaurante, local em que, cansado de tanto rodar pela velha estrada rumo à Califórnia, retornando de suas férias de verão ou de noites alucinadas de jogatina e diversão em Las Vegas o viajante podia parar para um bom café, agora só restam ruínas, sob um deserto impiedoso mas que, justamente pelo clima árido, de forma quase cruel conserva o lugar como se mumificado - e completamente ressecado - estivesse.
Para quem não sabe, o Road Runner é uma ave corredora (ela até voa, embora prefira correr, atingindo espantosos 30km/h, o que é muito para seu pequeno tamanho pouco maior do que um pombo) que habita os desertos da América do Norte, a qual, com muita sorte você pode ver correndo por ali. Popularizada nos desenhos animados como o "Papa Léguas", aquele azulzinho que vivia fugindo do Coiote do deserto e que todos já devem ter assistido em sua infância, na vida real o bichinho não tem muito a ver com o personagem azulado, embora possa sim fugir de algum coiote do lugar, ainda que estes dois normalmente não costumem se encontrar com tanta frequência com sugeriam as caçadas e rusgas de ambos em nossa infância, dividida entre estes desenhos e tantos outros como da Pantera Cor-de-Rosa, Patolino, Gaguinho, Mr. Magoo, Pernalonga e muitos outros que fizeram o imaginário das crianças da época.
Uma coisa porém é fato! O bichinho real é rápido para caramba, e igualmente um tanto esperto, até mesmo por conta de sua alimentação baseada em insetos, pequenas cobras venenosas, aranhas e escorpiões, num gosto peculiar por bichos peçonhentos...
Mas não é sobre o bichinho de pernas compridas e ligeiras - o Road Runner - o nosso post, e sim sobre o lugar que leva o mesmo nome do animalzinho, ainda que não pudéssemos deixar de falar da origem do nome.
Inaugurado no início da década de 60 por Roy e Helen Tull, o Road Runner’s Retreat foi alocado ao lado da então famosa Route 66, perto da localidade de Chambless, no Estado da California. Um posto de combustível no chamado Estilo Googie (Googie Style), com linhas angulosas e remetendo sempre a era dos foguetes e ao primeiro homem a pisar na lua, arquitetura tipicamente utilizada nas décadas de 40 até meados da de 70, principalmente em postos de combustível, cafés e motéis de beira de estrada.
Durou pouco mais de 10 anos a alegria do casal, pois em meados de 1970, o lugar foi completamente fechado e abandonado, quando a Interestadual 40 passou ao largo da área, virando a principal estrada que cortava os Estados Unidos desde o leste até o longínquo oeste (o "far west" ou na expressão aportuguesada, simplesmente "faroeste"). Abaixo, uma foto de como o lugar era:
Atualmente, o lugar foi "adotado" por uma associação de voluntários, encabeçando a mesma o Sr. Ryan Anderson, equipe essa que anualmente em outubro realizam uma limpeza completa do lugar, buscando preservar o mínimo que seja as memórias de uma época de ouro! Para saber mais da história do lugar, e quiçá, até para se apresentar como um ajudante por lá na época dos reparos, você pode contactar o Sr. Ryan. Aceitam também doações! Deixamos aqui o site e demais contatos dele, que certamente ficará feliz em lhe receber!Ryan Anderson - Celular +1 (805) 990-8410 - Site: https://roadrunnersretreat.wixsite.com/mysite
E-mail de contato: RoadRunnersRetreat@yahoo.com
E aí? Gostou de conhecer um pouquinho mais da história da "Estrada de Todas as Estradas" e dos lugares escondidos que ninguém lhe fala ou lhe mostra? Conta pra gente nos comentários, que é muito importante para nós saber que estás por aqui e se és também um apaixonado pela Route 66! E também nos ajude divulgando nosso blogspot!
Em abril de 2022 tem Tour pela Route 66, e passaremos por lá! Vem com a gente!
Texto de Flávio Diehl
Diretor Presidente da A&K Motorcycle Rentals
Nenhum comentário:
Postar um comentário