terça-feira, 10 de junho de 2014

Cases plásticos originais ou metálicos? Qual a melhor opção?

Na hora de equipar a moto com cases laterais e top case, sobretudo em se tratando de big trails, sempre surgem dúvidas sobre quais utilizar. Cases originais da moto, normalmente plásticos, ou cases metálicos? E no caso dos últimos, quais escolher e o que considerar na escolha? Quais os prós e contras de cada um?


Estética. Talvez seja a única palavra que defina a opção por cases originais plásticos, como são, por exemplo, os da BMW F800GS e das R1200GS. Qualquer outra coisa que se diga pode ser duvidoso.  Ah... Mas a F800GS Adventure e a R1200GS Adventure tem cases metálicos... Porque será? Será que é só a questão preço envolvida, já que os metálicos são infinitamente mais caros? Você nunca se perguntou isso? Já não seria um indício que "há algo errado" com cases plásticos?

Apesar de esteticamente melhores (o que também discutível, pois tudo depende de gosto, algo totalmente subjetivo em se tratando de acessórios de motos), de nosso ponto de vista - se é que vamos considerá-los bonitos - para aí o benefício de se utilizar cases plásticos, por melhores que estes sejam. Se a estética é o maior ponto ao seu favor, é igualmente o maior em seu desfavor. Isso porque com qualquer arranhão nos mesmos nunca mais terão a mesma cara, por mais que você tente poli-los ou remendá-los. E com conhecimento de causa, lhes digo: como arranham fácil! Um verdadeiro inferno! Qualquer encostão em uma parede, pimba! Seu case estará para todo sempre cheio de marcas, desvalorizado. Uma queda então, torça para não ter o case arrancado da moto e quebrado em seu suporte, inviabilizando recolocá-lo na moto, o que lhe dará uma grande dor de cabeça.

"Mecanicamente" falando, infinitamente mais frágeis do que qualquer metálico, nem pense em fazer um "off road" com os cases laterais montados e tampouco com top case, por mais vazios que estejam e mais leve que seja o off. A probabilidade do top case sair voando é enorme. Basta uma rápida pesquisada no google para comprovar a assertiva.

Ok! Mas... Se é "tão ruim" assim, porque muitos optam ainda por cases plásticos? Só estética?

Negativo!

O ponto fundamental talvez seja: preço! E não por outra que as motos BMW F800GS Adventure e R1200GS Adventure só aceitam, em tese, cases metálicos, já vindo inclusive com o suporte para os mesmos, quase que "obrigando" sua colocação, pois originais plásticos (os Vario da imagem acima) da F800GS "normal" ou R1200GS versão "normal" (sport, sport plus ou premium) não encaixam nelas. O fabricante destas motos partem do pressuposto que se o comprador pode pagar mais pela versão "top" delas, pode igualmente pagar mais por acessórios para a mesma. Mas e quem sabe utilizar cases plásticos paralelos, como, por exemplo, os Givi? Gosto, como já disse, é discutível. Para o meu gosto, ficam horrorosos!!! Além de deixar a moto para lá de larga, transformando-a em um verdadeiro transtorno no trânsito travado das grandes cidades, pelas quais invariavelmente você terá, de um jeito ou de outro, passar. Só que daí você esbarra no problema que já falamos... O preço! Um conjunto de cases metálicos laterais e top case originais BMW passam fácil, fácil dos R$ 8.000,00 para a F800GS Adventure e chegam aos R$ 10.000,00 ou mais na concessionária para a R1200GS Adventure nova. Não sei o que você pensa disso, mas eu acho um verdadeiro e desmedido absurdo!

E o contraponto? No que os cases metálicos ganham? E porque, afinal, são tão caros?

Quanto ao preço, muito simples... Primeiro que cases plásticos são injetados, feitos praticamente 100% por máquinas. Os metálicos, ao contrário, são praticamente "artesanais", envolvendo muito do trabalho braçal em sua montagem. Não raro, são dobrados e soldados com considerável esforço físico, um a um, perdendo-se, volta e meia, algumas peças que acabam por questão de milímetros no erro da dobragem, não encaixando. Viram lixo, e tudo isso tem um custo. Segundo, que plástico é muito mais barato que alumínio, este metal de fabricação dispendiosa. Veja quanto custa um quilo de alumínio e um quilo de plástico. E, finalmente, porque são de qualidade melhor em termos de resistência. Ora, um tanque de guerra é muito mais caro do que um carro popular!

Ainda não vi vantagem, fora não arranharem, serem mais resistentes...

Quer mais ainda?

A questão da praticidade e da troca, utilização em mais de uma moto! Com um conjunto bom de cases metálicos, você troca de moto e não troca de cases. No máximo trocará o suporte! E só isso já vale o investimento. Porque não se engane! Na hora de vender a moto ninguém vai lhe pagar nem a metade do que você pagou por um case plástico ou qualquer outro acessório que tenha colocado na moto. Nessa toada, se você tem mais de uma moto, e um case metálico bom que não o original da moto, é um paraíso! Tire o case de uma, coloque em outra e pronto! Vá de BMW F800GS ou Triumph Tiger, mesmo case. Só muda o suporte. O que melhor? O outrora gasto, passa a ser economia das grandes!

Como se não bastasse, você ainda pode comprar bolsas para cases metálicos e facilitar o transporte de sua bagagem. É só tirar as mesmas dos cases e subir para o hotel. Acabou a preocupação de levar pesados cases, ainda que plásticos (não pense que são leves, porque não são! São tão ou mais pesados que metálicos, sabe-se lá porque cargas d´água!), para dentro do quarto. Mais um ponto a favor dos cases metálicos.

Estas, apenas algumas das razões pelas quais nós, particularmente, preferimos cases metálicos, e substituímos todos os plásticos originais que estavam em nossa frota de motos pelos metálicos da Idea-Pro, depois de muito pesquisar. Além de muito parecidos com os da BMW, são soldados (e não rebitados como os BMW), o que faz com que mesmo em caso de queda feia, não se "abram", ao contrário do que pode ocorrer com os da BMW, que, no mínimo, vai fazer com que não mais sejam impermeáveis (a água vai entrar pelo espaço do amassado que ficou entre os rebites, se não forem arrancados).

Existem outras opções mais em conta? Claro que existem! Assim como existe BMW e existe Shineray...

Fora a qualidade, os cases da Idea-Pro são MAIS acessíveis que muitos cases plásticos! Pode conferir diretamente com o fabricante e se surpreender com o orçamento!

E você? Vai optar por quais cases?

Até breve!


Crédito das fotos:
1 e 5 - Idea-Pro
2,3 e 4 - google images



Na  A&K Motorcycle Rentals equipamos nossas motos exclusivamente com cases metálicos da Idea Pro. Além de serem esteticamente muito bonitos, são extremamente robustos e resistentes, encaixando-se com perfeição em nossas BMWs GSs.
E como nossos clientes sabem bem, nossa preocupação primordial é entregar produtos com máxima excelência nas motos a serem locadas, sem nenhum custo adicional para os mesmos. 

Um comentário:

  1. Flavio, "acabou" com minha indecisão, tenho uma GS com os Baús laterais arranhados (e bem arranhados) e estava inseguro para comprar os de alumínio pois desconhecia suas vantagens x desvantagens......
    Obrigado pelo post
    Claiton Barbosa
    Montenegro-RS

    ResponderExcluir