Quando se fala em adquirir uma moto ou qualquer outro veículo, usados são sempre uma controvérsia, ainda mais nos dias atuais, onde um veículo zero quilômetro pode facilmente ser financiado. Assim, enquanto alguns se perguntam "Por que comprar uma moto usada?" outros vivem se questionando do "Por que comprar uma moto nova?".
Mas, afinal, qual a vantagem em comprar uma moto usada? E quais as vantagens de uma nova? Existe "risco" em se comprar uma moto usada? E se for nova? Os "riscos" desaparecem?
É sobre isso que vamos falar hoje.
De plano, qualquer um sabe: uma moto, como demais veículos, ao sair da concessionária, já desvaloriza "automaticamente" 10%. Então, para todos os efeitos, se você for comprar, por exemplo, uma F800GS, cujo valor de tabela é R$ 43.350,00, ao tirar a roda da frente de lá já estará a mesma valendo apenas R$ 39.015,00. E não importa se você vai, logo na sequência, gastar mais R$ 1.500,00 entre emplacamento, DPVAT e IPVA! Dificilmente vai retomar o valor. E aliás, é aqui que a conta começa a "ficar boa" para quem não se importa em ter uma moto em estado de nova com alguns poucos quilômetros bem rodados.
Se são R$ 43.350,00, já são mais 3% de IPVA e uns R$ 300,00 de taxas de emplacamento. Mais R$ 50,00 para a confecção da placa, e a sua moto, nova, já está em R$ 45.000,00.
Para uma usada, com baixa quilometragem, digamos a mesma F800GS 2014, se encontra algumas com pouco mais - ou menos - de 10000km rodados (o que não é nada para esse tipo de moto) desde R$ 35.000,00 (com muita sorte!) até uns R$ 37.000,00 a R$ 39.000,00 as mais caras, com estes últimos proprietários alegando que o IPVA já está pago, já está emplacada, a revisão dos 10.000km já está feita. O que não deixa de ser verdade, pois aqueles R$ 45.000,00 do comprador da moto nova já estarão em R$ 46.500,00 aproximadamente por conta de um jogo de pneus trocados, uma revisão de 1000km e outra aos 10.000km... E aí o potencial comprador da moto usada, já brilha os olhos, pois está a fazer de plano uma economia de R$ 10.000,00 ou mais, para uma moto muitas vezes de mesmo ano da que ia tirar na concessionária ou no máximo do ano passado sem nenhuma alteração no modelo (às vezes nem a cor não altera)! E quem sabe até já equipada com alguns acessórios caros como protetor de motor, suporte de malas e outros itens.
Então, porque todo mundo não compra usada?
Primeiramente porque o brasileiro, ao contrário do europeu, de forma geral tem uma cultura de pretenso "rico", de "ostentação". Não se preocupa muito com o futuro, gasta hoje o que tem e o que não tem, valendo-se até mesmo de financiamentos. Quer invariavelmente ter o carro e a moto último modelo na garagem, ainda que seja para usá-la apenas uma vez ao ano em uma motoaventura, como se a usada de nada valesse ou não pudesse "quebrar" em uma longa viagem. A maior prova dessa assertiva é ver europeus viajando não raro em "antigas" R1150GS ou até R1100GS, para não ir mais além e falarmos nos que viajam em R100GS ou até 80...
Mas não satisfeitos, vem os defensores da compra apenas de motos novas com um monte de alegações:
"- Porque para nova tem financiamento!"
Ok, ok, ok. Mas para usadas sem pendências financeiras agora TAMBÉM tem! Então essa desculpa não vale!
"- Porque as novas não tem defeito que a usada pode ter!"
Hein? Não. Não serve. Uma moto com algum defeito de fabricação, normalmente "mostra" tal defeito nos primeiros 10.000km. Então, nesse ponto, seria muito mais "sábio" comprar uma moto que JÁ deu o defeito que tinha de dar e já foi consertada quanto a isto.
"- Porque a usada pode ter sido "sinistrada"!"
Como? Ora! Você pode, com o RENAVAM e placa da moto que pretende adquirir, consultar seu corretor de seguros! Ele vai poder lhe dizer se a mesma já teve algum sinistro.
Você está vencendo, poderá me dizer. Mas agora vão algumas perguntas que decidem tudo:
"-Como vou saber, afinal, se:
- a moto foi bem cuidada?
- a moto fez as revisões?
- a moto não teve quedas?
- a moto não está com o motor ruim?
- a moto não está com componentes muito gastos?
- a moto tem todos seus comandos funcionando bem?
- a moto não foi lavada com produto químico ou "maquiada"?
- a moto não tem pendências?
- os acessórios que estão na moto são originais?
- os pneus que estão na moto estão bons?
- o conjunto de relação não está na hora de trocar?"
São muitas as perguntas. Para respondê-las, invariavelmente você terá de ver a moto pessoalmente, verificando alguns detalhes da mesma. Sim! É possivel ver se a moto nunca caiu, se fez todas as revisões, se está com o motor bom, se os componentes estão em ordem e com todos seus comandos funcionando, sem pendências, cofm acessórios originais, com pneus em bom estado, o quanto ainda irá durar a relação e, pasme!, até mesmo COMO a moto foi até então lavada, se usado produto químico ou não!
Se são R$ 43.350,00, já são mais 3% de IPVA e uns R$ 300,00 de taxas de emplacamento. Mais R$ 50,00 para a confecção da placa, e a sua moto, nova, já está em R$ 45.000,00.
Para uma usada, com baixa quilometragem, digamos a mesma F800GS 2014, se encontra algumas com pouco mais - ou menos - de 10000km rodados (o que não é nada para esse tipo de moto) desde R$ 35.000,00 (com muita sorte!) até uns R$ 37.000,00 a R$ 39.000,00 as mais caras, com estes últimos proprietários alegando que o IPVA já está pago, já está emplacada, a revisão dos 10.000km já está feita. O que não deixa de ser verdade, pois aqueles R$ 45.000,00 do comprador da moto nova já estarão em R$ 46.500,00 aproximadamente por conta de um jogo de pneus trocados, uma revisão de 1000km e outra aos 10.000km... E aí o potencial comprador da moto usada, já brilha os olhos, pois está a fazer de plano uma economia de R$ 10.000,00 ou mais, para uma moto muitas vezes de mesmo ano da que ia tirar na concessionária ou no máximo do ano passado sem nenhuma alteração no modelo (às vezes nem a cor não altera)! E quem sabe até já equipada com alguns acessórios caros como protetor de motor, suporte de malas e outros itens.
Então, porque todo mundo não compra usada?
Primeiramente porque o brasileiro, ao contrário do europeu, de forma geral tem uma cultura de pretenso "rico", de "ostentação". Não se preocupa muito com o futuro, gasta hoje o que tem e o que não tem, valendo-se até mesmo de financiamentos. Quer invariavelmente ter o carro e a moto último modelo na garagem, ainda que seja para usá-la apenas uma vez ao ano em uma motoaventura, como se a usada de nada valesse ou não pudesse "quebrar" em uma longa viagem. A maior prova dessa assertiva é ver europeus viajando não raro em "antigas" R1150GS ou até R1100GS, para não ir mais além e falarmos nos que viajam em R100GS ou até 80...
Mas não satisfeitos, vem os defensores da compra apenas de motos novas com um monte de alegações:
"- Porque para nova tem financiamento!"
Ok, ok, ok. Mas para usadas sem pendências financeiras agora TAMBÉM tem! Então essa desculpa não vale!
"- Porque as novas não tem defeito que a usada pode ter!"
Hein? Não. Não serve. Uma moto com algum defeito de fabricação, normalmente "mostra" tal defeito nos primeiros 10.000km. Então, nesse ponto, seria muito mais "sábio" comprar uma moto que JÁ deu o defeito que tinha de dar e já foi consertada quanto a isto.
"- Porque a usada pode ter sido "sinistrada"!"
Como? Ora! Você pode, com o RENAVAM e placa da moto que pretende adquirir, consultar seu corretor de seguros! Ele vai poder lhe dizer se a mesma já teve algum sinistro.
Você está vencendo, poderá me dizer. Mas agora vão algumas perguntas que decidem tudo:
"-Como vou saber, afinal, se:
- a moto foi bem cuidada?
- a moto fez as revisões?
- a moto não teve quedas?
- a moto não está com o motor ruim?
- a moto não está com componentes muito gastos?
- a moto tem todos seus comandos funcionando bem?
- a moto não foi lavada com produto químico ou "maquiada"?
- a moto não tem pendências?
- os acessórios que estão na moto são originais?
- os pneus que estão na moto estão bons?
- o conjunto de relação não está na hora de trocar?"
São muitas as perguntas. Para respondê-las, invariavelmente você terá de ver a moto pessoalmente, verificando alguns detalhes da mesma. Sim! É possivel ver se a moto nunca caiu, se fez todas as revisões, se está com o motor bom, se os componentes estão em ordem e com todos seus comandos funcionando, sem pendências, cofm acessórios originais, com pneus em bom estado, o quanto ainda irá durar a relação e, pasme!, até mesmo COMO a moto foi até então lavada, se usado produto químico ou não!
Claro, em se tratando de comprar uma moto usada ou nova e o que se deve cuidar ao comprar uma usada, é assunto que renderia um livro, considerando-se, ainda, que cada moto tem suas peculiaridades. Mas existem "pontos chaves" em uma moto a serem observados.
Neste post tratamos basicamente da questão de valores a fim de verificar se economicamente pode-se pensar em uma moto usada. A resposta como vimos, é: SIM! Em nosso próximo post, veremos, detalhadamente os "pontos chaves" a se verificar se o futuro proprietário opta por uma usada.
Neste post tratamos basicamente da questão de valores a fim de verificar se economicamente pode-se pensar em uma moto usada. A resposta como vimos, é: SIM! Em nosso próximo post, veremos, detalhadamente os "pontos chaves" a se verificar se o futuro proprietário opta por uma usada.
Até breve!
Crédito das fotos:
2, 3 e 4 - Google images
1, 5, 6 e 7 - A&K Motorcycle Rentals
Na A&K Motorcycle Rentals periodicamente renovamos nossa frota para contar sempre com motos novas à disposição dos nossos clientes. Em contrapartida, àqueles que buscam por uma moto usada com garantia de procedência para uma motoaventura podem encontrar semi-novas conosco em excelentes condições, totalmente equipadas ou como de fábrica. Afinal, nossa paixão é o motociclismo. Nossa missão, a satisfação de todos nossos amigos clientes.
Muito bom!
ResponderExcluirDe total acordo com suas colocações. Acho mero consumismo tirar uma 0km.
Oi, Flávio, belo texto, concordo contigo que a economia na compra da usada compensa e que não é difícil fazer uma boa vistoria antes de fechar negócio. Agora mesmo estava pensando em vender uma das minhas motos Varadero e comprar uma usada com menos km, investindo um pouco em cima do valor da minha. Forte abraço, Gugu - Taubaté
ResponderExcluir"Primeiramente porque o brasileiro, ao contrário do europeu, de forma geral tem uma cultura de pretenso "rico", de "ostentação". Não se preocupa muito com o futuro, gasta hoje o que tem e o que não tem, valendo-se até mesmo de financiamentos"
ResponderExcluirMeu caro, uma fotografia de Portugal ! Por aqui é exactamente a mesma coisa... infelizmente.
JC