Dia desses amigo me ligou perguntando o que poderia fazer, haja vista que queria trocar sua F650GS (twin) por uma F800GS, mas que tinha "só" 170cm de altura, o que lhe levaria a não alcançar os pés no chão. Fato: a altura do banco da BMW F800GS dista há 880mm do solo, enquanto da F650GS (twin), há apenas 780mm, um total de 100mm (10cm) que farão TODA diferença para meu amigo. Isso significa firmar os pés ao solo ou ficar "nas tintinhas dus pizinhos" (leia-se: nas pontinhas dos pezinhos) como diz meu filho cantarolando música infantil...
Então, num "lapso de memória" (leia-se: momento "espírito de porco"), pensei em indicar-lhe uma Harley Davidson, já que lhe recomendar nascer de novo estava fora de cogitação (sob pena de perder o amigo), até porque, no mais, seria "o manco falando mal do aleijado"...
Será que meu amigo, você e EU MESMO, porque não somos tão altos estamos fadado a uma custom, que nas estradas brasileiras não é nem um pouco apropriada a enfrentar a buraqueira?
Será que meu amigo, você e EU MESMO, porque não somos tão altos estamos fadado a uma custom, que nas estradas brasileiras não é nem um pouco apropriada a enfrentar a buraqueira?
Custom não! Ninguém merece isso!!!
A grande sorte é que, para medianos, soluções existem para todos os gostos, e podemos nos "adaptar" à grande maioria das motos. Não ficamos como gorilas e motos menores e nas maiores, ficam parecendo imensas!
A Touratech, só a título de exemplo, tem um excelente kit, capaz de baixar a suspensão em 50mm (5 cm) a F800GS.
A grande sorte é que, para medianos, soluções existem para todos os gostos, e podemos nos "adaptar" à grande maioria das motos. Não ficamos como gorilas e motos menores e nas maiores, ficam parecendo imensas!
A Touratech, só a título de exemplo, tem um excelente kit, capaz de baixar a suspensão em 50mm (5 cm) a F800GS.
http://shop.touratech.com/lowering-kit-7-cm-for-bmw-f800gs-shock-absorber-fork-springs-and-seat.html
Já a própria BMW, para a F800GS, tem o banco baixo, que possibilita ainda reduzir a distância deste ao solo em mais 30mm (3cm). Utilizando ambos, já temos, portanto, menos 80mm, muito próximo aos 100mm necessários para meu amigo se sentir confortavelmente seguro. Os 20mm que "faltam", podem ser facilmente obtidos com uma bota de solado um pouco mais grosso.
Mas... Será que tudo são flores? É simples assim? Você "rebaixa" a suspensão da moto e pronto? Altera as características dela e era isso?
Obviamente que não!
Quando você "abaixa" a suspensão, se na melhor das hipóteses optar por um conjunto da hyper pro, o mínimo prejuízo que vai ter será aproximar o cárter em 50mm do solo. Não existe solução mágica. Além disso, você acaba de reduzir o curso da suspensão de originais 230mm e 215mm respectivamente (dianteira e traseira), para 180mm e 165mm respectivamente, o que pode ser muito pouco em uma situação off road. Ainda que as molas da hiper pro teoricamente sejam mais rígidas ao final de curso, a probabilidade de você encontrar o final do curso é infinitamente maior. O problema disso? Você forçar, estressar o material precocemente, e arrebentar com a suspensão ou com o próprio chasis da moto, no local onde se encaixa com a suspensão. Solução? Depende... No meio do mato, pode ser muiiiiitoooooo complicada, ou quase impossível.
Mas aí você pode rebater dizendo que não vai fazer muito off road mesmo e que, então, a probabilidade de você ter uma quebra dessas é ínfima. Tá bom... E a buraqueira de nossas estradas? Como fica? Não é quase um off road?
Sem falar que se você está em uma big trail, volta e meia vai querer pegar uma estradinha mais "casca", onde a probabilidade de uma pedra no meio do caminho é bem maior.
Como se não bastasse, existem outras motos em que simplesmente não existe ainda kit (até onde sei...) para rebaixar a suspensão, e, mesmo que venha a existir, fazê-lo é o mesmo que acabar com as características básicas da moto! Veja o exemplo da G650GS Sertão. O banco da mesma fica há absurdos 860mm do solo, altura para baixinho nenhum botar defeito. Rebaixar uma suspensão de uma moto monocilíndrica, com aptidões claras à um bom off road? Loucura. Quase o mesmo que querer transformar um Porsche em um buggy de praia. Sim... Porque a F800GS ainda é uma moto boa para utilizar no asfalto, com motor de sobra para uma velocidade de cruzeiro decente, sem muita dor de cabeça. Mas uma monocilíndrica como a Sertão, se dá muito melhor no off road, motivo pelo qual melhor deixá-la em seu "lugar de origem", onde mais ela mostra à que veio. Retirar suas melhores características é quase o mesmo que querer "capar" um búfalo selvagem, algo que não faz sentido algum.
Enfim, para todo bônus, um ônus. Ou seria o contrário?
Para meu amigo, só uma solução: CORAGEM!!!
Mas aí você pode rebater dizendo que não vai fazer muito off road mesmo e que, então, a probabilidade de você ter uma quebra dessas é ínfima. Tá bom... E a buraqueira de nossas estradas? Como fica? Não é quase um off road?
Sem falar que se você está em uma big trail, volta e meia vai querer pegar uma estradinha mais "casca", onde a probabilidade de uma pedra no meio do caminho é bem maior.
Como se não bastasse, existem outras motos em que simplesmente não existe ainda kit (até onde sei...) para rebaixar a suspensão, e, mesmo que venha a existir, fazê-lo é o mesmo que acabar com as características básicas da moto! Veja o exemplo da G650GS Sertão. O banco da mesma fica há absurdos 860mm do solo, altura para baixinho nenhum botar defeito. Rebaixar uma suspensão de uma moto monocilíndrica, com aptidões claras à um bom off road? Loucura. Quase o mesmo que querer transformar um Porsche em um buggy de praia. Sim... Porque a F800GS ainda é uma moto boa para utilizar no asfalto, com motor de sobra para uma velocidade de cruzeiro decente, sem muita dor de cabeça. Mas uma monocilíndrica como a Sertão, se dá muito melhor no off road, motivo pelo qual melhor deixá-la em seu "lugar de origem", onde mais ela mostra à que veio. Retirar suas melhores características é quase o mesmo que querer "capar" um búfalo selvagem, algo que não faz sentido algum.
Enfim, para todo bônus, um ônus. Ou seria o contrário?
Para meu amigo, só uma solução: CORAGEM!!!
Olá amigo! Eu tinha uma Honda CB 300RA e mandei fazer um banco personalizado para que tivesse mais conforto. O que ocorreu é que o banco ficou dois andares e rebaixou um pouco a posição do piloto e ainda ganhou conforto, que era o objetivo. Agora, comprei uma Honda XL 750VA. Dito e feito, apesar de rebaixar a frente e dar menos pressão atrás, ainda continuo na ponta do pés. Junta-se ao peso da moto (205kg, mais garupa e carga) nem precisa dizer que tenho passado trabalho. Vou procurar o cara do banco novamente para ganhar conforto e menos altura. Como ando sempre com minha garupa, é certo qeu não vou fazer off-road.
ResponderExcluirÉ isso! Abraço!
Nascimento
Olá amigo,
ResponderExcluirFoi a melhor dica para quem tem 1,70 m de altura e tem uma Big Traill... Minha Triumph Adventure1200 xc já com banco rebaixado, contrasta com a Fat Boy que gosto de guiar... Mas a Big Trail é fantástica... Já existe Kit para rebaixar a minha moto??? Obrigado
Olá! Desculpe a demora na resposta, mas seu questionamento ficou perdido no meio de meus outros e-mails... Vamos lá! Kits, existem vários, desde mais em conta à mais caros. Um bem em conta e com qualidade excelente é este http://trailmotoparts.com.br/produto/Dog%252dBone-para-REBAIXAR-%252d-Super-Tener%E9-1200.html do amigo Ximenes. Claro, rebaixando a suspensão traseira, é o caso de você acertar a dianteira também, para não parecer que a mot está "decolando" e não alterar muito a ciclística dela. Um bom preparador de motos, que mexa com suspensões, vai saber a mola certa (mais curta) à colocar na sua moto, para deixá-la 100%! No mais, é isso aí! Não é porque não somos "gigantes" que vamos deixar de aproveitar as big trails. Sempre digo que não ser muito alto tem mais vantagens do que desvantagens, porque a gente acaba "servindo" em tudo que é moto. Imagine como fica um cara com 190cm de altura numa superesportiva... E nós? Ficamos perfeitos! Viu só como tudo tem suas vantagens!? Boas estradas! Abraços; Flávio
ExcluirOlá comprei uma moto BMW GS 800 ,mais não dou pé , tenho 1,66 m qual a melhor solucao ?
ResponderExcluirEm vista que vc provavelmente não vá usá-la muito para o "off road" pesado, sugeriria um banco baixo e um kit de molas/suspensão da Hiper Pro ou similar. Você ganha só com isso tranquilamente uns 8cm. Um salto INTERNO na bota também ajuda! Mas lembre-se! Nada de usar salto "externo" para pilotar, hein!?
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