quarta-feira, 16 de maio de 2012

Longas viagens de moto. Você está pronto? - parte 08

Na parte 07 passada, falamos um pouco sobre o que deve ser levado em kits de primeiros socorros, documentos, ferramentas e peças sobressalentes em geral.


Até aqui, já separamos tudo o que deve ser levadoem uma longa viagem de moto.

Hoje vamos discutir um pouco sobre como acomodar tudo isso em cima da moto. O que vai onde, como distribuir o peso, etc.




Separando as coisas

Nada melhor que o grande tapete ou carpete da sala para verificar o tamanho do problema... Afaste a mesa e as cadeiras. Se for possível, retire-as da sala... Se não tiver uma sala, utilize a cama para ordenar tudo. Uma boa maneira de você saber se não está levando coisa demais, inclusive! Se você for solteiro e assim vai viajar (sozinho) então tudo deve caber espalhado (não "roube" empilhando as coisas!) em cima de uma cama de solteiro. Ou, caso tenha uma de casal, deve caber na metade da cama.

Um casal por outro lado, deve dispor suas coisas de forma que caibam sobre sua cama. Claro, também não vale "roubar" e utilizar uma King Size, salvo, é lógico, se vocês querem mesmo viajar carregados e possuem uma moto grande (tipo R1200GS Adventure).

Vamos fazer uma síntese agora dos itens que nos propusemos a carregar, considerando um casal:

- 10 camisetas (no máximo! 5 para cada);
- 12 roupas íntimas (5 cuecas e 7 calcinhas);
- 5 sutiãs;
- 12 pares de meias (5 masculinhas, 5 femininas e 2 meia calças);
- jaqueta de pilotagem/garupa;
- calça de pilotagem/garupa;
- botas de pilotagem/garupa;
- luvas de pilotagem/garupa;
- 2 pescoceiras (1 para cada um);
- 4 conjuntos de "segunda pele" tipo Solo (2 conjuntos para cada);
- 2 blusões de lã boa (1 para cada);
- 2 pares de "crocks" (1 para cada);
- 2 pares de tênis ou "sapatênis" confortáveis (1 para cada);
- 1 shampoo e 1 condicionador pequeno;
- 1 sabonete de "hotel" (pequeno, só para emergências);
- 1 toalha de rosto;
- 1 rolo de papel higiênico pela metade (para emergências);
- 1 barbeador (homem) e 1 depilador (mulher);
- 1 secador de cabelos portátil, bivolt;
- 1 escova do tipo "abre e fecha";
- 2 escovas de dente e pasta dental (1 escova para cada);
- 1 tesourinha de unhas;
- 1 creme para mãos e corpo (para mulher);
- 1 estojo pequeno com o básico para maquiagens (para mulher);
- 1 kit de primeiros socorros (com superbonder, paracetamol, esparadrapo, gaze, antisséptico em spray, cotonetes, um par de luvas cirúrgicas, bandaid);
- documentos pessoais de ambos (carteira de identidade, passaporte válido, carteira de motorista e PID, carteira de vacinação);
- documentos vinculados à moto (CRLV, "carta verde", "soat", autorização com carimbo do consulado do país para o qual viajará, caso a moto esteja em nome de terceiros)
- ferramentas (kit da moto mais alicate de pressão pequeno, espátulas para retirar pneu, kit de reparo de pneu, bomba manual pequena, "multi tool");
- peças sobressalentes (fusíveis, filtro de óleo e ar, óleo 90 para corrente, se for pneu com câmara ainda uma traseira e uma dianteira).

Anote tudo em um papel, item por item, e confira se está tudo sobre o tapete.


Tirando as "sobras"

Nete ponto, se você tiver um pouco mais de experiência em longas viagens de moto, vai verificar que muita coisa da listagem supra e que vc tem sobre o tapete é supérfulo. 

Aficcionados em fotografia, insistem que é preciso carregar um tripé, mas este é um item que dificilmente vc irá utilizar durante a viagem, pois, por mais fácil que seja montá-lo, demanda bom tempo entre o tirar da capa, esticar "pernas", fixar a máquina, etc., tempo este que, na estrada, geralmente você não tem muitoooo sobrando não, sob pena de ter de pilotar à noite, o que já frisamos, não é nada recomendável.

Claro que tudo é muito relativo. O que é dispensável para mim, pode ser indispensável para você, ou vice-versa. Se você gosta de aparecer nas fotos, então um tripé é indispensável. Se você não gosta, dispensável. Se curte fotos de paisagem em altíssima resolução, totalmente indispensável. Se tem um "powershot" comum, dispensável. E assim vamos.

Desta forma você deve pensar sobre cada item... Não sabe ou nunca fez o reparo em uma câmera de pneu? Então para quê vc pretende levar todo ferramental para sacar o pneu fora? Total mente dispensável, em tese. Ainda que eu entenda que se você não souber fazer ao menos isso, não deve empreender uma grande viagem de moto sem antes "dominar a técnica". 

Então você de repente percebe que 2 camisetas para cada darão conta, e que mais do que 3 pares de meia é franco exagero, assim como você não vai precisar de 5 cuecas... Podem parecer não ocupar muito espaço, mas TODO ESPAÇO em uma bagagem de moto é de suma importância. Cada 50 gramas que você retira, é menos peso para a moto deslocar, representando mais economia e agilidade. Bom momento prá pensar, inclusive, se VOCÊ também não anda pesado demais, o que em uma longa viagem de moto não ajuda igualmente. 


Arrumando as malas

Retiradas as sobras, é hora de arrumar as malas, ou, os cases propriamente. 

Como dissemos, o ideal é que você tenha inner bags, pois o trabalho poderá facilitar bastante. Há ,claro, um porém... Inner bags, assim como a roupa e bagagem em si, ocupam espaço!!! Ainda mais se estiverem com fivelas e cintos para carregar. Então, se puder, suprima os cintos desnecessários. Preferível vc carregar os inners na mão, segurando a alça mais curta, do que ter uma longa cinta para passar pelo ombro e... Ocupar espaço!

Mesmo utilizando inners, é natural que sobre espaço dentro dos cases. Arrume tudo com uma certa ordem, para na hora de procurar o que você quer, efetivamente encontrar. 

Boa prática é separar a muda de roupas que você e a garupa vai usar no dia seguinte e/ou quando parar em saquinho próprio, ainda que plástico. Dessa forma, você pode acondicionar tal material no inner próprio, e subir ao quarto de hotel somente com o inner onde está a muda de roupas!

Shampoos, desodorantes, perfumes, barbeador, tesoura de unha e outros, enfim, a "necessaire" pode ir junto de capas de chuva, ferramentas e peças de reposição, preferencialmente no top case. 

Este um ponto importante!!!

Sempre mantenha as capas de chuva à mão! Devem ser a coisa no topo do top case, para que você possa abri-lo rapidamente e vestir. A chuva não vai lhe esperar!

Câmeras fotográficas melhor ficarem junto ao corpo, assim como dinheiro e passaporte. Este último, aliás, é item VITAL, e deve ser defendido como sua vida! Nunca entregue-o em mãos de estranhos, nunca deixe-o no hotel, etc. Depois vamos falar mais sobre documentos, aduanas, câmbio de moedas, etc.

O que você não vai utilizar nos primeiros dias (ex.: roupas de frio no verão), devem ir nos locais mais inascessíveis (mais embaixo do case e/ou primeiras roupas a serem colocadas no inner), enquanto que as que você mais vai utilizar nestes (camisetas, cuecas, meias), devem estar mais acima, mais à mão (as últimas roupas que você vai guardar nos cases ou inners).

Prefira sempre "rolinhos" no lugar de roupas simplesmente dobradas. A técnica é simples! Você primeiro dobra a roupa normalmente, e depois faz rolinhos com as mesmas, dispondo-as lado a lado, como na foto supra. Você vai se surpreender com a economia de espaço que terá!


Pesando tudo

Uma coisa que 99% dos motociclistas, ainda que experientes, esquecem totalmente de fazer ou acham que não é nem um pouco importante é PESAR a bagagem, ainda que no "mãonômetro". Depois não entendem porque a moto tem certa tendência de puxar para um lado, parece ter a frente "boba" demais, etc.

Desculpas não existem para desequilibrar a moto, pois existem até mesmo balanças de mão que você compra por troco de banana em "ebays" ou sites chineses da vida. Equipamentos os quais, diga-se de passagem, acabam se tornando mais úteis do que você imagina!

Moto é equilíbrio... Tanto mental quanto físico. É a integração de moto e homem. 

Da mesma forma que você segue "torto" se carregar um pesado pacote em uma das mãos e outro leve em outra, irá sua moto se um lado estiver muito mais pesado que o outro. Assim, ao formar os "inners" ou as malas com bagagem, procure equilibrar o conteúdo da mesmas. 

 Erro muito comum: colocar as bagagens da esposa de um lado e as suas de outro. Porque é erro? Das duas uma; ou a bagagem dela vai pesar muito mais do que a sua (algumas mulheres tem a incrível capacidade de enfiar pilhas e pilhas de coisas dentro de uma mala por menor que ela seja!), ou vai estar muito mais leve do que a sua (porque as roupas delas geralmente são menores e portanto, mais leves). 

É claro que misturar tudo nem sempre é o melhor dos mundos, pelo que ainda que utilizando inners, você deve ter um mínimo de organização nas bagagens. Melhor mesmo é equilibrar pesos, nenhum levando mais peso do que o outro. Sua roupa pesa mais do que a dela? Ocupa mais espaço? Azar o seu! Reduza a quantidade da mesma, ou então seja justo e deixe que ela carregue mais coisas. No final das contas, a responsabilidade pela bagagem será SUA, pois é você quem estará pilotando e carregando a carga nos braços. Portanto, procure não complicar sua própria vida! Comece dando o bom exemplo!

Colocou tudo na moto e ainda assim parece que existe algo errado? Você se sente inseguro com relação à viagem? Algum motivo lhe garanto que há... Neste blog, inclusive, já falei do "Sexto Sentido dos Motociclista" (vide http://aekmotoadventures.blogspot.com.br/2012/04/o-sexto-sentido-dos-motociclistas-voce.html ).

Se você está pressentindo algo errado, que algo falta, se tem certo receio ou mesmo medo na melhor acepção da palavra, é porque ou não está preparado psicilogicamente ou porque efetivamente falta algo bastante relevante para o sucesso de sua viagem...


Esta discussão, porém, é tema para a parte 9. Vamos nos focar nos seus principais "pontos fracos" que não podem ser deixados para trás antes de partir.

Até lá!




Crédito fotos:
1a. - internet, google images
2a. - site www.trilheirosonline.com
3a. - blog  http://blog.pddesignsimages.com/blog/gear/new-tripod/
4a. - blog http://saindoderota.com/page/3/
5a. - site chinês de venda de "bugigangas"
6a. - site www.advriders.com

2 comentários:

  1. Gatinho! Ótimo texto. Com esta lista a pessoa vai longe e sem faltar nada. Se a companhia for boa nem se fala! Parabéns pelo blog! É um sucesso! Beijos.

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  2. Estou acompanhando e divulgando as informações. Excelente!

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