Se tem uma tarefa um tanto burocrática e chatinha de realizar, é o preenchimento do formulário próprio para tirar o visto americano. É o chamado "DS160", a ser completado "on line" no site do Consulado Americano ( CLIQUE AQUI ).
É claro que não é nada que não se possa com um pouco de paciência e seus documentos em mãos ser preenchido em qualquer notebook ou computador. Uma série de páginas devem ser preenchidas e em seguida ser paga taxa de USD 160.00 (cento e sessenta dólares), para logo mais levar os documentos físicos em um "CASV" (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e agendar a data de sua entrevista. No Brasil você pode realizar a entrevista em São Paulo; Rio de Janeiro; Porto Alegre; Recife e Brasília, independente do Estado da Federação em que você resida. Sugerimos sempre, é claro, marcar naquele que fica mais próximo à sua casa, lembrando contudo que São Paulo é o que concentra maior número de solicitantes seguido de Rio e Brasília.
O formulário em si é praticamente autoexplicativo, bastando você seguir o passo a passo e preencher o que ali pedido. Depois de selecionar a localidade onde você pretende "aplicar" o visto (onde quer fazer a entrevista), digite o código que lhe for mostrado e em seguida em "Iniciar o preenchimento do formulário". A partir deste ponto o mais importante é você preencher sempre da forma mais correta possível e sem erros. Dizemos que o fundamental para o preenchimento do formulário é você escrever sempre estritamente a verdade, sem inventar nada. Há, inclusive, um campo questionando quem você conhece nos Estados Unidos ou referências por lá. A melhor alternativa é você preencher que não tem referências. Muitos acreditam que lançar o endereço do hotel onde se vai ficar ou pessoa de contato neste hotel é uma boa solução, ou ainda, quando tem parentes por lá, acham que indicar onde tal parente por vezes "ilegal" mora, é o ideal. Pelo contrário, isso não resolve nada, podendo até você ter seu visto negado diante da situação.
O que você deve entender é que você não está indo aos Estados Unidos para ficar por lá ou trabalhar por lá (ainda que pretenda utilizar indevidamente o visto de turismo com tal finalidade escusa), e sim para fazer turismo! Desta forma, nos campos onde questionada a finalidade de sua viagem, o correto é escrever a verdade: turismo. Vai visitar o Mickey? Diga que tem planos de ir para a Disney. Quer conhecer a Route 66 e pilotar uma Harley Davidson pela estrada? Deixe clara esta sua finalidade, podendo indicar ainda em que ano pretende fazer isso.
Acredite, eles sabem mais sobre você do que você pensa! Os agentes consulares são especialistas em pesquisar sua vida, e quando você preenche o formulário está em verdade passando uma autorização expressa para tanto. Poderão consultar suas fontes de renda, suas contas bancárias, redes sociais, folhas corridas, processos que você responde e tudo mais, num verdadeiro serviço investigativo de fazer inveja a qualquer agente do FBI.
E aqui, vai mais uma sugestão: se você quer ter seu visto aprovado, muito cuidado com suas redes sociais! Nada de divulgar fake news, cuidado com posições políticas, vídeos violentos, eróticos e tudo que não for "cristão" ou que possa indicar que você é um sujeito não bem vindo. Os americanos não se importam com sua ideologia, porém xingar Trump, Biden ou o atual presidente americano ou de seu país, não ajuda em absolutamente nada. Se as suas redes sociais estão abarrotadas de memes políticos, instigação à violência, pornografia e correlatos, apague imediatamente tais post, ANTES de iniciar o preenchimento do formulário.
Uma outra alternativa, ainda, é contratar uma agência especializada a providenciar vistos. Nós na A&K Motos e Turismo Ltda., particularmente, não vemos isso como necessário, e estamos sempre dispostos a ajudar nossos clientes que conosco fecham pacotes para viajar pela Route 66 no preenchimento do formulário DS160.
O importante é sempre realizar seu sonho, como a gente sempre defende!
E se dentre estes está o de visitar a Route 66, então tá mais do que na hora de você providenciar seu visto de turismo americano, prá ontem.
Bora lá?
Flávio Diehl
Informações sobre nossos próximos Tours pela Route 66,
CLIQUE AQUI