Interessante observar uns defendendo que a F800GS seria uma verdadeira big-trail, enquanto outros defendem que não. Big-trails, ou maxi-trails, para estes, seriam motos realmente grandes, capazes de encarar uma trilha.
Eis que a dúvida persiste! Que moto poderia ser considerada grande afinal?
Já li classificação de um perito judicial colocando como tal toda moto com mais de 500 cilindradas, capaz de percorrer tanto estradas de terra como estradas asfaltadas.
Uma classificação muito simplória para mim onde poderíamos colocar uma XT 660 e uma F800GS, no mesmo saco de uma R1200GS ou Varadeo.
Verdadeiro pecado, de meu ponto de vista.
Definitivamente não dá para comparar uma XT 660 com uma R1200GS! Sem chance!
Uma F800GS com uma R1200GS?
Talvez... Meio caminho andado, eu diria. Quase lá...
Agora, querer comparar uma Varadeo com uma Big-Trail... Bem! Parto do conceito que moto para trilha e carenagem é algo totalmente incompatível. Daí que minhas preferências recaem naturalmente em cima das BMWs, que parecem muito mais voltadas para encarar uma boa estradinha de terra ou um rípio argentino, quiçá Chileno, pois nunca vi povo para gostar tanto de fazer estradas com tais pedrinhas! Vai no mesmo barco que brasileiros para gostarem de estradas de chão batido.
A A&K MotoAdventures, por sua vez, caminha firme tanto na direção das R1200GSs quanto das F800GSs, quem sabe pegando uma F650GS pelo meio do caminho. Porque não? Mas não consigo ver a A&K, em futuro que se aproxima rápido, ligada à outra marca que não BMW.
Porque raios essa adoração por beemers?
Vai saber... Vai ver pela cor de nosso blog, ou vai ver porque as motos são bonitas (ainda que hajam os que digam serem as mesmas zarolhas e horrorosas), ou ainda pela exclusividade dos tão discutíveis motores boxers das BMWs 1200, ou pelo pretenso “status”grudado como cola à marca.
Quem sabe isso tudo não passe de um problema de infância, uma neura mal resolvida ou simples sonho, onde um círculo cortado em quatro, como pequeno bolo de aniversário, restava colorido de azul e branco sobre a mesa, aguardando a primeira mordida. Quase lembrando um “ing-yang”, o equilíbrio entre as forças positivas e negativas. Ou entre o que pode ser chamado de big-trail e o que é simples moto e mais nada.
É preciso estar em equilíbrio, lembrando sempre que tudo se encontra em constante transformação, onde todas as contrariedades se complementam, não havendo nada absolutamente igual, apresentando porém uma proporcionalidade entre as fatias azuis e brancas, num começo e fim onde o universo resta resumido na unidade infinita.
Muita filosofia chinesa para meu gosto. Muito lero-lero, ou conversa para boi
dormir, como poderia se dizer no popular. Mas, traduzindo para o alemão, onde as palavras e a língua em si é bastante prática, porque será que não dá pra lembrar de outra coisa que não isto:
Para mim, a BMW é uma moto que se completa e se equilibra, estando em constante transformação, sempre em busca de novas tecnologias, muitas vezes contrariando o que o mercado diz ser a moda. Não é igual a nenhuma outra moto de outra marca, as quais volta e meia pretendem copiá-la, mas nada é igual a uma BMW, onde talvez seu universo se resuma, na incessante busca da estrada infinita.
Para mim, a BMW é uma moto que se completa e se equilibra, estando em constante transformação, sempre em busca de novas tecnologias, muitas vezes contrariando o que o mercado diz ser a moda. Não é igual a nenhuma outra moto de outra marca, as quais volta e meia pretendem copiá-la, mas nada é igual a uma BMW, onde talvez seu universo se resuma, na incessante busca da estrada infinita.
Uma boa big-trail tem, naturalmente, que oferecer ao menos alguma capacidade de incursão em alguns terrenos mais irregulares, mesmo que isso não signifique necessariamente toda a manobrabilidade de uma trail menor em trechos mais travados, além de um bom tanque de combustível para garantir uma autonomia longa, um pouco de proteção aerodinâmica e uma posição de pilotagem suficientemente confortável para longos percursos, e motor de no mínimo 600cc. Qualquer moto que fuja a pelo menos uma dessas características, caso da Varadero com relação à capacidade de incursão em terrenos irregulares ou da Yamaha Ténéré 250 com relação à cilindrada, fazem jus no máximo à classificação como motos turísticas, que é um conceito mais generalista.
ResponderExcluirUltimamente a BMW vem sendo sinônimo de dor de cabeça...não sei se é problema de montagem no Brasil ou fabricação de peças (menos provável), mas o fato é que pagar 87.000,00 reais em uma moto que em 1 semana fundi o motor, esperar 3 meses para reposição de peça, montagem e depois da espera inúmeros problemas (mesmo que pequenos) em uma moto dessas, no mínimo é pq eu errei de marca. O que me conforta é que o problema, não é só comigo.
ResponderExcluirMarcelo; sem querer defender a BMW, marca com a qual não tenho nenhuma relação fora gostar muito, só posso lhe dizer que como QUALQUER moto e QUALQUER veículo ou QUALQUER máquina, sempre vai dar problema em uma ou outra moto, em uma ou outra parte. Tenho 4 BMW's atualmente na empresa ( www.aekmotos.com/novo - site em reformulação ) e nunca tive problema com qualquer delas. Mas as que já passaram por mim, são 9. Nada de problema! Sorte? É lógico que quando alguém tem, sai a reclamar que a moto "não presta" fica parecendo que muita gente tem tal problema "x" ou "y". Mas se você for à fundo e pesquisar quantas unidades foram fabricadas e vendidas e destas quantas deram problema específico, posso lhe garantir que não chega a 0,05%, e se chegar, já é motivo de recall. O que acontece é como você mesmo falou. Por pagar caro, a gente acaba achando que NÃO PODE dar nenhum problema, o que é, aí sim, bastante improvável. Quanto a espera para reposição de peça... Bom! Depende de que peça você está falando! A BMW é agora MONTADA aqui, mas nã é fabricada aqui. Assim, nem todas as peças, sobretudo de motor, você vai ter à disposição aqui, tendo que importar as mais específicas. Creio ser daí a demora, além de, é claro, a análise do problema. Pois imagine você se a fábrica saísse indenizando TODOS os problemas. Conheço gente que nem sabe onde fica o medidor de óleo da sua moto! E olha que não é gente que começou a andar ontem de moto não... Aí, os "bons" pagam pelos "pecadores" e a avaliação é obrigatória. Quanto aos "inúmeros problemas" pequenos, quais foram? Abraços!
ExcluirQuero comprar minha primeira moto e quero uma trail me indica qual ?? Lembrando que é minha primeira pensei na XRE300 que é bem leve acho que ideal pra quem tá começando
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